As 5 melhores músicas de Bob Marley, segundo a Rolling Stone

Lista é uma atualização de outro ranking, de 2014, que classificava as 50 melhores músicas de Marley

A Rolling Stone publicou uma lista das 100 melhores músicas de Bob Marley. Aliás, a revista já havia feito uma outra lista, em 2014, classificando as 50 melhores músicas de Marley. Entretanto, em razão da história e importância do artista, eles decidiram ampliar e atualizar o ranking.

Assim, confira abaixo as 5 melhores músicas de Bob Marley, segundo a Rolling Stone:

1° Lively Up Yourself

Lively Up Yourself” mistura a batida do reggae com uma letra sensual e melódica, contendo um uivo selvagem do cantor logo nos primeiros segundos. Ademais, os versos recomendam os benefícios de se ‘animar’ e ‘animar’ seu amor, além de brincar sobre a importância do ‘romance matinal’.

Lançada em 1975, a canção faz parte do álbum “Dub Marley” e é uma parceria entre Bob Marley e The Wailers.

2° Concrete Jungle

O título de “Concret Jungle” faz referência ao projeto habitacional Arnett Gardens de Trench Town, construído com concreto barato em vez do tradicional tijolo. No entanto, o sentimento de raiva e desespero contido na letra quebrou barreiras, ressoando em todo o mundo.

Os Wailers gravaram a música pela primeira vez por volta de julho de 1971, percorrendo um ritmo lento, aumentado por harmonias e pelo trombone de Vin Gordon. A versão acelerada que eles terminaram no ano seguinte foi incluída no disco “Catch a Fire”, de 1973.

3° Roots, Rock, Reggae

Roots, Rock, Reggae” foi um sucesso na voz de Marley. Assim, a canção se tornou a única música dele a quebrar o Top 100 das paradas pop dos EUA durante todos os anos de carreira.

Com um refrão cativante e que gruda na cabeça, dizendo “Play I some music, this a reggae music”, a canção foi lançada em 1976 no álbum “Rastaman Vibration”.

4° Small Axe

Considerada como uma das letras mais poderosas de Bob Marley, “Small Axe” explora a luta anticolonial. Entretanto, ao escrever a música, o cantor pensava mais localmente do que globalmente, principalmente no verso:  “Se você é a grande árvore, nós somos o pequeno machado”. Assim, os ouvintes de toda a Jamaica ligaram às três grandes gravadoras que dominavam o negócio musical do país (Studio One, Dynamic e Federal).

“Small Axe” foi lançada em 1973 e está no álbum “Burnin”.

5° Trenchtown Rock

Em quinto lugar, está “Trenchtown Rock“. O título da canção faz referência a uma favela jamaicana, localizada nos subúrbios ao sul de Kingston. Aliás, é um dos guetos mais famosos do mundo e serviu como moradia a vários cantores de reggae, incluindo Bob Marley.

A música foi lançada em 1973, no álbum “African Herbsman”.

Leia também: Espólio de Donna Summer acusa Kanye West de violar direitos autorais

Por: Giovana Marchesini

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados