Na última quarta-feira (13), o supergrupo beneficente Band Aid anunciou um mix inédito do hit “Do They Know It’s Christmas”. A fim de celebrar o aniversário de 40 anos da iniciativa, a produção reunirá as quatro versões da canção feitas em 1984, 1989, 2004 e 2014. Grandes nomes da música já participaram deste feito, como Elton John, Paul McCartney e Ed Sheeran.
Assim, os lucros das regravações da clássica canção natalina são revertidos para organizações beneficentes, normalmente destinadas à população da África. Por exemplo, na primeira edição, em 1984, os fundos foram doados ao combate da fome na Etiópia. Já em 2014, o foco era a crise do vírus Ebola.
Ed Sheeran fala sobre Band Aid 40
No entanto, parece que nem todos ficaram felizes com a faixa comemorativa. Isso porque o dono de “Thinking Out Loud” revelou que não autorizou a utilização de seus vocais para o remix de 2024. Anteriormente, Sheeran participou da edição de 2014 ao lado da boy band One Direction, das cantoras Sinead O’ Connor e Ellie Goulding e outros artistas.
Dessa maneira, o irlandês compartilhou um texto em seus stories do Instagram explicando a situação, confira:
“Não me procuraram para aprovar este lançamento da Band Aid 40 e se tivessem feito isso, eu teria recusado educadamente o uso dos meus vocais. Uma década se passou e meu entendimento da narrativa associada à iniciativa mudou, como explicado assertivamente pelo @fuseodg. Esse é o meu posicionamento pessoal e espero que seja um olhar para o futuro.”
Em seu discurso, o astro citou o músico Fuse ODG, que também falou sobre a Band Aid em seu perfil do Instagram. Na publicação, o artista britânico comentou sua decisão de negar a participação na edição de 2014. “Embora possam gerar simpatia e doações, essas ações perpetuam estereótipos prejudiciais ao crescimento econômico, o turismo e o investimento da África.” Ainda, ele completa: “Ao mostrarem imagens desumanizantes, essas iniciativas alimentam piedade em vez da parceria, desencorajando um envolvimento significativo.”