Originários como uma banda de garagem nos anos 60, os Beach Boys não permaneceram nesse estágio por muito tempo. Afinal, logo se transformaram em uma das bandas mais bem-sucedidas de todos os tempos.
Durante seu período de destaque, o grupo vendeu mais de 100 milhões de álbuns, impulsionado por obras como “Surfin’ USA”, “Pet Sounds” e “Simley Smile”. Sobretudo, a consagração veio em 1988, quando foram introduzidos no Hall da Fama do Rock and Roll. Contudo, apesar de continuarem com as atividades, o antigo líder Brian Wilson permanece afastado dos compromissos.
Brian Wilson sob tutela
Brian Wilson, que tocava baixo e piano na banda, recentemente foi colocado sob cuidados tutelares devido ao diagnóstico de demência após o falecimento da esposa, Melinda Wilson. Desde julho de 2022, ele não realiza shows solo. Já em relação à banda, não excursiona com os colegas desde a “The 50th Reunion Tour”, em 2012.
Embora desejem o melhor ao ex-companheiro de gravações, o restante da banda aspira continuar produzindo novas músicas com sua colaboração.
Nas últimas semanas, o Beach Boys vem divulgando seu novo documentário “The Beach Boys”, que será transmitido na Disney + em 24 de maio. Assim, em uma entrevista para a Rádio BBC 4, o vocalista Mike Love apontou para a memória rápida de Wilson.
“Nos reunimos no Paradise Cove (em Los Angeles) no final do documentário. Ele se lembrou de coisas que eu havia esquecido sobre nossos tempos de colégio. É onde está sua memória de longo prazo. Suas habilidades musicais estarão lá enquanto ele estiver vivo. Mas ele precisa de supervisão e cuidados médicos. Sua esposa, sem dúvida, fez isso.”
Reencontro do Beach Boys?
Apesar de saber das dificuldades de seu amigo, Love se demonstrou confiante e enxerga um bom futuro. “Ele (Wilson) sabe que precisa de ajuda, mas ainda podemos nos reunir e nos ver em breve.”
Claro que todos querem apenas ver Wilson 100% novamente, mas está transparente como Love e o resto dos Beach Boys esperam que todos possam voltar ao estúdio para gravar. Love insistiu: “Vamos continuar a pensar em coisas assim e ver o que podemos fazer”. Em mais de uma ocasião, Love sugeriu reunir a banda novamente para uma reunião em Glastonbury.