Com treze álbuns na discografia e dez anos de história, os Beatles anunciaram o fim da banda em 10 de abril de 1970. Os astros iniciaram as atividades em 1960, mas o primeiro disco da banda, intitulado “Please Please Me”, chegou ao mundo apenas em 1963.
Ao longo de sua trajetória, o quarteto, formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, foi enfrentando diferenças criativas e atritos que, pouco a pouco, levaram ao término das atividades do grupo. O primeiro membro a anunciar publicamente sua partida do conjunto foi Paul McCartney, há exatos 55 anos.
Para relembrar a data, confira como o fim dos Beatles foi anunciado.
O fim dos Beatles
Prestes a lançar seu primeiro álbum solo, e após uma série de desentendimentos com os colegas de banda, Paul McCartney publicou um comunicado à imprensa em 10 de abril de 1970 que firmava sua partida da banda.
Segundo a edição publicada pelo jornal Estadão em 11 de abril daquele ano, o músico afirmou que a decisão foi devido a “desacordos no plano pessoal, no dos negócios e no musical”. “Mas o principal é que me sinto melhor com minha família”, completou o baixista.
Ainda na mesma matéria, o veículo reporta que o porta-voz da Apple, gravadora da banda, acreditava que a separação seria temporária: “provavelmente se trata de uma coisa momentânea e não irreparável”. “Eles continuam unidos entre si, mas o rompimento é um fenômeno ligado ao fato de eles terem amadurecido. Todos estão casados, têm suas respectivas famílias.”
Na reportagem, além das divergências criativas, o Estadão cita o empresário Allen Klein como um dos motivos da separação. Após a morte do empresário Brian Epstein, em 1967, os músicos precisaram encontrar um substituto. Enquanto McCartney defendia a contratação de Lee Eastman, Lennon, Harrison e Starr apoiaram a escolha de Klein, que, de fato, se juntou à equipe da banda.

É claro que, após a saída de Paul, as brigas entre o músico e os colegas não acabaram. Na verdade, nos dias seguintes ao ocorrido, John Lennon fez questão de falar do baixista em entrevista à revista Rolling Stone. “Não foi Paul McCartney que se retirou dos Beatles; nós o abandonamos há muito tempo”, disse o astro. [Via Acervo Estadão]


