Nas últimas semanas, a Billboard vem divulgando de maneira gradual uma lista com os 25 maiores artistas do pop do século 21. Na 22º posição, a revista americana escolheu a boyband One Direction, que ficou na frente de nomes como Ed Sheeran e Katy Perry.
“A ascensão do One Direction ao estrelato global provou que o arquétipo da boy band ainda poderia prosperar no século 21, com uma nova forma mais moderna. Em apenas cinco anos, o 1D lançou cinco álbuns que trouxeram o pop-rock britânico para os Estados Unidos e abriram caminhos para os grupos pop internacionais de hoje. Uma nova comunidade online surgiu em torno do grupo, e seus superfãs, chamados ‘Directioners’, ajudaram seus ídolos a alcançar um sucesso astronômico no mainstream, mudando a comunicação de fã para fã e os relacionamentos de fã para artista para sempre”, pontuou o veículo.
“O legado do One Direction sobrevive de maneiras óbvias e inesperadas. A invasão pop britânica que o grupo liderou no início dos anos 2010 ajudou com que nomes como Ed Sheeran, The Wanted e Little Mix fossem ouvidos no mundo todo, como também contribuiu para que música pop-rock voltasse ao mainstream — começando com 5 Seconds of Summer, a banda australiana cuja carreira de sucessos deslanchou após abrir para o 1D na turnê ‘Where We Are’. A maior contribuição do quinteto, no entanto, foi como mudaram o modelo para o estrelato pop. Embora não haja uma fórmula exata para fama e sucesso, os Directioners criaram e normalizaram uma versão mais intensa da cultura de fã do que nunca.”
Além do One Direction: a lista das maiores estrelas pop do século 21 até o momento
- 22º – One Direction
- 23º – Bad Bunny
- 24º – Ed Sheeran
- 25º – Katy Perry
Menções honrosas: 50 Cent, Alicia Keys, Billie Eilish, Cardi B, Carrie Underwood, Chris Brown, Christina Aguilera, Doja Cat, Dua Lipa, Future, Jennifer Lopez, Kelly Clarkson, Kendrick Lamar, Kesha, Lana Del Rey, Lorde, Maroon 5, Megan Thee Stallion, Missy Elliott, Nelly, Olivia Rodrigo, P!nk, Post Malone, Sean Paul, SZA.
Sobre a boy band
O One Direction completou 14 anos de formação recentemente. No dia 23 de julho de 2010, a boy band surgiu na versão britânica do reality show The X Factor com cinco integrantes: Harry Styles, Louis Tomlinson, Liam Payne, Niall Horan e Zayn Malik.
Ao todo, o grupo lançou cinco álbuns de estúdio – com o último, “Made In The Am” (2015), sem Zayn – e tornou-se um fenômeno. Estimativas acreditam que os artistas tenham vendido mais de 200 milhões de discos ao redor do mundo.
Mesmo inativos desde dezembro de 2015, colecionam cerca de 44 milhões de ouvintes somente no Spotify. Inclusive, quatro de suas canções ultrapassaram a incrível marca de 1 bilhão de reproduções.
Aliás, em agosto de 2015, Niall Horan confirmou que a boy band entraria em pausa. Por meio do X/Twitter, o cantor havia escrito: “Ok, muitos rumores rolando. Nós não estamos terminando, mas vamos fazer uma merecida pausa em algum ponto do ano que vem. Mas não se preocupem, ainda temos muito a fazer. Mal posso esperar para que vocês ouçam todas as novas músicas que temos e para tocar algumas das novas canções enquanto a turnê continua.”
Sobretudo, a banda encerrou a turnê “On the Road Again Tour” e realizou outras aparições antes que iniciasse o hiato em janeiro de 2016. Inicialmente, deveria ser apenas um afastamento de alguns meses.
Contudo, cada um dos membros passou a se dedicar a uma carreira solo e, desde então, nunca voltaram. Louis Tomlinson não descarta a possibilidade, como disse em entrevista à Foquinha em passagem pelo Brasil:
“Espero que sim. Se acho provável? Não sei. Com o tempo fica mais complicado de prever. Se eu fosse pensar agora, diria que sim, acho que podemos voltar.”