O Alice in Chains passou por um período marcante em sua carreira em 2009. Após quatorze anos, a banda disponibilizou o seu quarto álbum de estúdio: “Black Gives Way to Blue”. O disco marcou o primeiro lançamento de com novo vocalista William DuVall – que substituiu Layne Staley, falecido em 2002.
Dentre as faixas do projeto, curiosamente, está uma colaboração com Elton John. O Sir tocou piano na faixa-título, responsável por homenagear o saudoso cantor mencionado.
Em entrevista à Metal Hammer, Jerry Cantrell, guitarrista e co-vocalista do Alice in Chains, explicou a inspiração por trás da composição. Inicialmente, o músico destacou:
“Na música, eu estava falando tão honestamente e diretamente do meu coração e de toda a banda, dizendo adeus a Layne. É isso que a música significa é e é por isso que a chamamos assim. Quando escrevi, estava colocando isso para fora, era algo sobre o qual eu não tinha falado muito, aquela dor, aquele luto e amor abertos e eu coloquei tudo naquela música.”
Então, em seguida, detalhou como surgiu a participação de Elton:
“Eu enviei essa música para Elton John e pedi para ele tocar piano nela. Ele é provavelmente minha primeira influência no que diz respeito a querer estar em uma banda ou ser um compositor. Essa faixa realmente o tocou – todo o significado por trás dela, como um adeus e um novo começo. As primeiras palavras do disco são, ‘Esperança, um novo começo’, e o último verso é ‘Eu vou lembrar de você.’”
Por fim, o artista ainda mencionou uma curiosidade a respeito do processo de gravação:
“Ficamos todos muito lisonjeados, não apenas por razões criativas — todos nós crescemos ouvindo o Elton, então representou uma grande coisa para a gente. Foi a última música que terminamos porque esperamos Elton ficar disponível. Nós voamos para Vegas para gravar com ele e ele estava assistindo a uma partida de futebol. Ele estava um pouco atrasado porque o jogo ainda estava acontecendo e chegamos lá antes dele e seu piano já estava montado.”
Jerry Cantrell, do Alice in Chains, no Brasil
Jerry Cantrell vem ao Brasil para um show único. Em suma, o músico tocará na Audio, em São Paulo, no dia 12 de novembro. Sobretudo, a venda de ingressos começou nesta terça-feira (10), no site da Eventim.
Aliás, o artista vem pela primeira vez em sua carreira solo em divulgação ao seu próximo álbum de estúdio, “I Want Blood”. Seu quarto disco sairá no próximo dia 18 de novembro. Nomes como Duff McKagan (baixista do Guns N’ Roses) e Robert Trujillo (baixista do Metallica) colaboraram no material.
De acordo com comunicado, o projeto é “mais agressivo e feroz que seu antecessor, apresentando algumas de suas composições e performances mais intensas até hoje”. Ao todo, serão 9 músicas.