“Boa Sorte/Good Luck”: como surgiu parceria entre Ben Harper e Vanessa da Mata?

Colaboração de sucesso saiu como o primeiro single de “Sim” (2007), terceiro álbum de estúdio da cantora

Não é segredo que “Boa Sorte / Good Luck” virou um grande sucesso nacional. Basicamente, a faixa saiu como o primeiro single de “Sim”, terceiro álbum de estúdio de Vanessa da Mata lançado em 2007. Com 180 milhões de reproduções, a canção conta com a participação do cantor americano Ben Harper.

Segundo a própria artista, a composição surgiu enquanto estava numa viagem em Paris, na França, quase uma década antes do lançamento. Ao site Terra em 2009, ela explicou:

“Estava sozinha em Paris, há 10 anos, tive a ideia de ‘Boa Sorte’ e na hora imaginei uma multidão cantando. A canção estava esperando pelo Ben Harper, que quando ouviu a melodia disse que estava pronto um sucesso”.

Já em um pequeno documentário, gravado entre outubro de 2006 e março de 2007, a artista deu ainda outros detalhes da parceria. Em suas palavras, quem fez a ponte entre ela e Harper foi o produtor Mario Caldato:

“[O produtor] Mario Caldato conhecia o empresário do Ben Harper e do Jack Johnson e mostrou a música para ele. Ben ouviu, adorou a canção e quis fazer uma participação. E quando ele cantou, mudou a melodia totalmente, virou uma nova parceria.”

O próprio Ben já disse ser muito grato à Vanessa pela fama que ganhou no Brasil depois da colaboração. Ao site Extra, em 2011, o músico pontuou:

“Se não fosse pela Vanessa e pelo Mario, minha carreira talvez não ganhasse a força que tem no Brasil. Sou muito grato aos dois. E, embora ainda não haja nada sendo feito nesse sentido, adoraria fazer um álbum inteiro com ela. Seria maravilhoso.”

Numa entrevista exclusiva à Alpha FM, realizada por meio do Zoom em 2022, Harper também relembrou a parceria com Vanessa e revelou a vontade de colaborar com a brasileira novamente:

“Tenho que dizer que as colaborações que deram certo não foram difíceis. Elas foram desafiadoras, mas não difíceis. Por exemplo, quando estava recentemente no estúdio, encontrei Mario Caldato, que foi um dos grandes produtores da nossa época. Ele veio a um show e pudemos reviver a experiência de fazer aquela música [“Boa Sorte”]. Eu não tinha certeza se cantar em inglês e português na mesma música funcionaria. Mas, sem dúvida, não poderia ter funcionado melhor do que com a Vanessa e eu. E espero que ela e eu tenhamos a chance de fazer isso novamente.”

Ben Harper no Brasil 

Recentemente, Ben Harper anunciou uma série de shows no Brasil. No próximo mês de abril, o astro virá ao país acompanhado da banda The Innocent Criminals e passará, ao todo, por quatro capitais: Curitiba, São Paulo, Florianópolis e Rio de Janeiro. Ingressos estão à venda na Eventim.

Quem ficará responsável pela abertura é o cantor Donavon Frankenreiter. Em comunicado à imprensa, Frankenreiter se mostrou animado para retornar a terras brasileiras. “Mal podemos esperar para tocar novamente em um dos meus lugares favoritos em todo o mundo”, disse.

Os artistas vêm ao país por meio da primeira edição do Mango Sessions. Segundo Luiz Oscar Niemeyer, sócio do Bonus Track, grupo responsável pela realização da turnê, a ideia do projeto é “suprir a demanda de shows de pequeno e médio porte no Brasil, trazendo sempre musicalidades refrescantes, sejam elas novidades ou sons já consagrados”.

Confira o itinerário completo:

12/04 – Curitiba (Arena White Hall – Jockey Club do Paraná)
15/04 – São Paulo (Vibra São Paulo)
18/04 – Florianópolis (Arena Opus)
19/04 – Rio de Janeiro (Qualistage)

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados