Brasil encerra Paraolimpíada de Paris com recorde de medalhas, ouros e inédito top-5

Os Jogos Paraolímpicos de Paris, que terminaram no último domingo (8), entraram positivamente para a história brasileira. Afinal, a delegação do país nunca conquistou tantos ouros e pódios como na capital francesa. Além disso, o Time Brasil nunca havia terminado em um lugar tão alto no ranking geral.

Foram 89 medalhas ao todo, sendo 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze, e um 5º lugar na classificação. Apenas China (1º), Grã-Bretanha (2º), Estados Unidos (3º) e Países Baixos (4º) ficaram à frente do Brasil. No caso da antiga Holanda, a diferença foi só de dois ouros. Mas, no total de medalhas, os brasileiros superaram os neerlandeses de goleada: 89 a 56.

Esta foi a 14ª participação em Paraolimpíadas dentre 17 na história. São 462 pódios desde Toronto, em 1976, lembrando que a estreia foi modesta com só 20 atletas e nenhuma medalha em Heidelberg, na então Alemanha Ocidental, em 1972. A campanha nos Jogos de Paris deixou para trás o recorde de 72 medalhas de Tóquio-2020 (em 2021) e Rio-2016, assim como o de ouros. Em Tóquio, foram 22 medalhas douradas.

Três dos 25 ouros do Brasil foram de Gabriel Araújo, o “Gabrielzinho”, na natação. Durante a cerimônia de encerramento, o presidente do Comitê Organizador da Paraolimpíada de Paris, Tony Estanguet, lembrou do brasileiro.

“(…) Quando o nadador brasileiro Gabrielzinho conquistou suas três medalhas de ouro, mudou, definitivamente, a forma como pensamos sobre a diferença e enviou uma mensagem poderosa a todas as pessoas com deficiência: o esporte também é para você. (…)”, disse.

Medalhas do Brasil em Paris por modalidade
  • Atletismo (36 medalhas – 10 ouros, 11 pratas e 15 bronzes)
  • Natação (26 medalhas – 7 ouros, 9 pratas e 10 bronzes)
  • Judô (8 medalhas – 4 ouros, 2 pratas e 2 bronzes)
  • Halterofilismo (4 medalhas – 2 ouros e 2 bronzes)
  • Canoagem (4 medalhas – 1 ouro, 2 pratas e 1 bronze)
  • Tênis de mesa (4 bronzes)
  • Taekwondo (2 medalhas – 1 ouro e 1 bronze)
  • Triatlo (1 prata), Tiro esportivo (1 prata), Goalball (1 bronze), Badminton (1 bronze), Futebol de cegos (1 bronze)

Aliás! Siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados