Bryan Adams eternizou a história de sua primeira guitarra na abertura do clássico “Summer of ’69”, single do álbum “Reckless” (1985). Na letra da música, ele conta que comprou o item em uma “loja de varejo” e que o tocou “até os dedos sangrarem”. Na verdade, na vida real, o início de sua trajetória com o instrumento acabou tendo muito mais desdobramentos.
Durante participação no podcast I Never Thought It Would Happen (via People), o músico revelou que ganhou sua primeira guitarra durante uma visita ao tio em Reading, na Inglaterra, quando tinha 12 anos. Animado com o instrumento, o cantor o levava para todo lugar, mesmo quando mudou de país, como relembrou:
“Eu disse ao meu tio que queria comprar uma guitarra elétrica, e ele me levou até uma loja de música em Reading — e eu ainda tenho essa guitarra até hoje. Imitava uma Stratocaster. Na época, meu pai trabalhava na embaixada do Canadá e a gente vivia se mudando pelo mundo. Fomos transferidos para Israel e passamos um ano lá — e, claro, levei minha guitarra comigo.”
Ao ir embora de Israel, ele resolveu também deixar de lado a guitarra, a entregando para um vizinho. Não demorou para que o músico se arrependesse, mas já era tarde demais:
“Quando fomos embora, acabei deixando a guitarra lá e dei de presente para o vizinho da casa ao lado. Quando voltei ao Canadá, comprei outra e fiquei pensando: ‘Por que eu fiz isso?’.”
Anos mais tarde, uma pessoa entrou em contato, mencionando que havia encontrado o instrumento, porém desapareceu sem dar mais notícias. Até que, uma década depois, o cantor finalmente teve atualizações sobre o precioso objeto:
“Anos depois, recebi um e-mail inesperado de alguém dizendo: ‘Oi, estou com a sua guitarra de 1970. Você quer ela de volta?’ E eu respondi: ‘Uau, é claro que quero! Muito obrigado.’ Mas nunca mais tive retorno. Até que, dez anos depois desse e-mail, eu estava em um clube em Berlim, e um cara veio até mim e disse: ‘Brian, eu estou com a sua guitarra. Aquela da sua infância’.”


