O Carnaval chegou! A tradicional festa brasileira é uma das maiores do país e, neste ano, está sendo comemorada entre os dias 28 de fevereiro e 1º, 2, 3 e 4 de março. Um dos maiores símbolos desse evento por aqui são os icônicos desfiles de escolas de samba.
Todos os anos, as escolas decidem temas marcantes para decorar os carros alegóricos e criar sambas-enredos que não saem da cabeça do público. Entre alguns dos tópicos escolhidos estão as homenagens a ícones da cultura nacional.
Confira 4 músicos brasileiros que já foram tema de samba enredo no Carnaval!
Milton Nascimento
Não se pode fazer essa lista sem citar Milton Nascimento! Isso porque, em 2025, o astro será o tema do desfile da Portela, escola de samba da Zona Norte do Rio de Janeiro. O espetáculo oficial acontecerá na próxima terça-feira, dia 4 de março, mas o samba enredo, “Cantar Será Buscar o Caminho que Vai Dar no Sol – Uma Homenagem a Milton Nascimento”, já está disponível para o público. Veja:
Elis Regina
Elis Regina é outro ícone da MPB que foi homenageada por escolas de samba. A artista já recebeu tributos duas vezes. A primeira aconteceu em 1989, pel’A Mocidade Independente de Padre Miguel, com o enredo “Elis, Um Trem Chamado Emoção”. Já a segunda vez, em 2015, a responsável foi a Vai-Vai, com o enredo “Simplesmente Elis: A Fábula de Uma Voz na Transversal do Tempo”.
Doces Bárbaros
O supergrupo formado por Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia, Doces Bárbaros, também já foi tem de um samba-enredo. Nesse caso, o quarteto inspirou a canção “Atrás do verde e rosa só não vai quem já morreu”, da Mangueira, faixa que virou um símbolo da escola carioca.
Roberto Carlos
Conhecido como o “Rei”, Roberto Carlos foi tema de duas escolas de samba. A ocasião mais recente aconteceu em 2011, pela Beija-Flor de Nilópolis, com o enredo “Roberto: A Simplicidade de um Rei”. Já a primeira vez, em 1987, foi com o enredo “Roberto Carlos na Cidade da Fantasia”, idealizado pelo Unidos do Cabuçu.