Carnaval em SP aumenta em 10% as vendas do comércio

A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) divulgou nesta quinta-feira (15) um levantamento sobre as vendas durante o feriado do Carnaval. Segundo a Associação, o evento pode ter ocasionado um aumento de entre 8 a 10% no volume de transações.

Segundo o economista Ulisses Ruiz de Gamboa,”o número ecstá diretamente relacionado a compra de itens específicos, tais como fantasias, maquiagens e acessórios carnavalescos, além das vendas de supermercados.” Além disso, os blocos de rua leva também a aumento no fluxo de serviços. Hotéis, bares, restaurantes e lojas especializadas em artigos para o Carnaval registram aumento de vendas.

Ademais, o economista enfatiza a importância do Carnaval como um catalisador para o turismo interno na cidade de São Paulo, atraindo visitantes de outras regiões do Brasil “Esse influxo de turistas não apenas estimula o comércio local, mas também fortalece a imagem da cidade como um destino culturalmente diversificado”, completa o economista.

Turistas no Brasil durante o Carnaval

Empresa Brasileira de Turismo divulgou nesta quinta-feira (8) uma expectativa de movimentação no Brasil com o feriado do Carnaval 2024. Segundo um estudo da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da corporação, são esperados cerca de 200 mil turistas internacionais. Já em termos de movimentação econômica, esses turistas podem deixar mais de R$ 900 milhões em receitas na economia do país.

Entretanto, quando analisamos em comparação com o Carnaval de 2019, o último antes da pandemia de covid-19. Em síntese, a expectativa é de um acréscimo de 6%. A informação foi divulgada por conta da chegada de turistas estrangeiros no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, especialmente dos visitantes chilenos.

Ademais, segundo a Embratur “E a escolha não foi à toa: no ano passado, o Chile retornou ao patamar pré-pandemia registrado em 2018 como terceiro maior mercado emissor de turistas para o Brasil, com 458.576 chegadas nos destinos nacionais.”

Leia também: Carnaval em SP: confira os principais destaques deste ano

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados