Cine Belas Artes realiza mostra em homenagem a Marlon Brando

A partir desta quarta-feira (3), o REAG Belas Artes promove uma mostra com oito filmes do ator Marlon Brando. A ideia é comemorar o centenário do artista e abordar a importância de sua figura na história do cinema, especialmente levando em conta as produções de peso nas quais ele participou.

Ademais, a iniciativa começa exatamente no dia 3, que é aniversário dele, e a partir daí o Belas Artes exibe os longa-metragens que mais representaram seu trabalho na indústria cinematográfica. Aliás, a história de Brando é repleta de interpretações icônicas que se tornaram parte do imaginário coletivo.

Sobretudo, ele é o eterno Don Vito Corleone em O Poderoso Chefão, um clássico do cinema que mudou os paradigmas dos filmes de máfia. Já durante a sua juventude, ele ganhou o coração do público sendo Stanley Kowalski em Um Bonde Chamado Desejo, adaptação para as telonas do clássico de Tennessee Williams.

Confira a programação completa: 

03/04 – Espíritos Indômitos (The Men)

1950, 85 min, Drama, EUA, inglês, espanhol (legendado)
Direção: Fred Zinnemann
Elenco: Howard St. John, Ray Teal, Marlon Brando
Sinopse: Ken Wilcheck (Marlon Brando) é um ex-combatente que ficou parapégico. Ele tenta se adaptar à vida civil, mas, como os seus companheiros que também ficaram paralíticos, se sente marginalizado, apesar de ser apoiado por Ellen (Teresa Wright), sua noiva.
[Ingressos aqui]

04/04 – Don Juan DeMarco

1994, 100 min, Comédia, Romance, EUA, inglês, espanhol (legendado)
Direção: Jeremy Leven
Elenco: Marlon Brando, Johnny Depp, Faye Dunaway
Sinopse: Um homem de 21 anos (Johnny Depp) dizendo ser o famoso amante Don Juan vai até Nova York para encontrar seu amor perdido, mas, sentindo que não alcançará seu objetivo, tenta se matar. Porém, um psiquiatra (Marlon Brando) consegue convencê-lo a mudar de idéia e começa a tratá-lo. Entretanto, o paciente possui um romantismo irrecuperável e contagioso, que começa a influenciar o comportamento do médico.
[Ingressos aqui]

05/04 – Um Bonde Chamado Desejo (A Streetcar Named Desire)

1951, 122 min, drama, EUA, inglês, espanhol (legendado)
Direção: Elia Kazan
Elenco: Vivien Leigh, Marlon Brando, Kim Hunter
Sinopse: Blanche DuBois, uma mulher frágil e neurótica (Vivien Leigh), vai visitar sua irmã grávida (Kim Hunter), em Nova Orleans, em busca de um lugar que possa chamar de seu, já que, após seduzir um jovem de 17 anos, ela foi expulsa da sua cidade natal no Mississipi. Contudo, sua chegada afetará fortemente a vida da sua irmã, do seu cunhado e a sua própria vida.
[Ingressos aqui]

06/04 – O Poderoso Chefão (The Godfather)

1972, 175 min, Drama, Crime, EUA, inglês, italiano (legendado)
Direção: Francis Ford Coppola
Elenco: Marlon Brando, Al Pacino, James Caan
Sinopse: Don Corleone é chefe de uma das famílias de mafiosos mais respeitadas de Nova York. Contudo, ao sofrer um atentado, seus herdeiros buscam manter a honra do pai intacta.
[Ingressos aqui]

07/04 – Apocalypse Now: Final Cut

1979, 183 min, Drama, Guerra, Aventura, EUA, inglês (legendado)
Diretor: Francis Ford Coppola
Elenco: Marlon Brando, Martin Sheen, Robert Duvall
Sinopse: A história se passa durante a Guerra do Vietnã, quando um jovem capitão americano recebe como missão procurar e assassinar um coronel também americano, um desertor que se escondeu na selva e passou a comandar guerrilheiros no Camboja, onde é adorado como um semideus.
[Ingressos aqui]

08/04 – Sindicato de Ladrões (On the Waterfront)

1954, 106 min, Policial, Drama, Romance, EUA, inglês (legendado)
Direção: Elia Kazan
Elenco: Marlon Brando, Karl Malden, Eva Marie Saint
Sinopse: O ex- lutador Terry Malloy (Brando) costumava ser um competidor, mas agora trabalha no porto para Johnny Friendly (Lee J. Cobb), o chefão do sindicato. Terry se sente culpado quando serve como isca e resulta na morte de um grevista. Mas conquista o amor de Edie Doyle (Eva Marie Saint), a irmã do trabalhador morto, que mostra a ele o baixo nível a que chegou. Quando seu irmão desonesto, Charley the Gent (Rod Steiger), é brutalmente assassinado por se recusar a matá-lo, Terry luta para acabar com o império do submundo de Friendly.
[Ingressos aqui]

09/04 – Superman – O Filme (Superman)

1978, 145 min, Ação, Aventura, Ficção-científica, EUA, inglês (legendado)
Direção: Richard Donner
Elenco: Christopher Reeve, Marlon Brando, Gene Hackman
Sinopse: Jor-El (Marlon Brando), um renomado cientista, prevê a destruição do seu planeta e alerta o governo, que não lhe dá crédito. Assim, decide salvar seu filho, mandando-o para a Terra, onde terá superpoderes. Aliás, na Terra, ele usa o nome de Clark Kent (Christopher Reeve) e já adulto e trabalhando como repórter em um jornal, onde não demonstra ter superpoderes.
[Ingressos aqui]

10/04 – A Face Oculta (One-Eyed Jacks)

1961, 141 min, Faroeste, EUA, inglês (legendado)
Direção: Marlon Brando
Elenco: Marlon Brando, Karl Malden, Slim Pickens
Sinopse: Após fugir de um roubo em um banco no México, um dos assaltantes, Dad Longworth (Karl Malden), vê a chance de ficar com o ouro roubado e deixar Rio (Marlon Brando), seu cúmplice, para ser capturado. No entanto, após alguns anos, Rio escapa da prisão e começa a caçar seu ex-amigo, para se vingar. Sobretudo, neste período Dad se tornou um respeitável xerife na Califórnia, que teme o retorno de Rio.
[Ingressos aqui]

Serviço

Mostra Marlon Brando 100 anos
Data: 03 a 10 de abril
Horário: 18h
Onde: Cine Reag Belas Artes
Endereço: Rua da Consolação, 2423
Valor: R$ 22,00 (inteira) e R$ 11,00 (meia)
Ingressos: Site ou bilheteria

Leia também: Coringa: Delírio a Dois ganha primeiro pôster oficial

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados