Clássico de Bee Gees foi processado por plágio; entenda

Acusações de plágio são um caso sério na indústria musical, mesmo acontecendo com certa frequência. Assim, muitos artistas e bandas já sofreram acerca deste tema, seja provando a inconsistência da denúncia, ou a admitindo. Apesar de comporem a maior parte de suas obras, Bee Gees também se envolveu em uma acusação de plágio.

Aqui, estamos falando de “How Deep Is Your Love”, lançada em 1977. Ademais, a canção faz parte da trilha sonora do filme Saturday Night Fever, do mesmo ano.

Sobre o processo criativo para criar a composição, Blue Weaver explicou no documentário How Can You Mend A Broken Heart: “Entramos em uma sala no Chateau. Chopin tinha ficado lá, então toda vez que eu olhava para este piano eu imaginava Chopin o tocando e pensei em seu ‘Prelude In E-flat’, e eu sabia que Barry poderia cantar em Mi bemol. Através do vitral veio um raio de sol e Barry cantou: ‘Eu conheço seus olhos no sol da manhã'”.

Após o mundo ouvir a canção, o nome da banda rapidamente entrou em alta e começou a ocupar o topo das paradas. Tamanho sucesso e repercussão resultou em um prêmio Grammy de 1977 de Melhor Performance Pop de Um Grupo.

Tudo parecia bem demais até uma notícia chocante aparecer.

Bee Gees são acusados de plágio

Um compositor de antiguidades em Illinois chamado Ronald Selle processou os Bee Gees, alegando que uma canção que ele escreveu em 1975 chamada “Let It End” foi a base para “How Deep Is Your Love”.

O caso foi a um júri em 1983. O grupo alegou que nunca tinha ouvido “Let It End” e não havia evidências de que tivessem realmente escutado. Ademais, a música nunca foi lançada e Selle apenas fez uma gravação caseira que havia enviado para a música editores. Sobretudo, o caso baseou-se nas semelhanças entre as canções e um perito de Selle – um musicólogo chamado Arrand Parsons – tentou convencer o júri através da análise técnica das notas.

Primeiramente, o júri acreditou e decidiu que os Bee Gees copiaram a obra de Selle. Entretanto, um tempo depois, o veredito foi anulado.

Alpha Classic

Se “How Deep Is Your Love” compõe a playlist da sua vida, escute a Alpha Classic para relembrar de outros hits deles que marcaram os anos 80 aos 2000. Para acessar a programação, clique aqui.

Aliás, também siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados