No dia 9 de agosto de 1986, há exatos 38 anos, o Queen realizava o seu último show com Freddie Mercury nos vocais. Como encerramento da turnê “Magic”, a apresentação histórica aconteceu no espaço ao ar livre Knebworth House, em Hertfordshire, na Inglaterra, e contou com a presença de aproximadamente 120 mil fãs.
Conforme publicado pela revista Classic Rock, a ideia de colocar a banda para tocar no local surgiu por meio do promotor Harvey Goldsmith: “Eles literalmente esgotaram em duas horas os shows que anunciamos em Newscastle e Manchester. Então, adicionamos um grande show no final da ‘Magic Tour’ no Knebworth Park. A capacidade é de 120 mil pessoas e no primeiro dia de venda de ingressos, vendemos 30 mil ingressos. Assim, eles pareciam ter uma demanda infinita.”
Em suma, uma estrutura grandiosa compôs a performance: eram cerca de 12 km somente de cabos e uma tela de vídeo de seis metros. Para completar, o grupo chegou em grande estilo em um helicóptero apelidado de “Magic Helicopter”, personalizado com a arte do álbum “A Kind Of Magic” (1986).
Ao todo, a banda entoou 23 músicas, que, claro, incluíram hits como “We Will Rock You”, “Under Pressure” e “I Want to Break Free”, além de um solo de guitarra. Aliás, um dos maiores destaques ficou em “Radio Gaga Gaga”. Após a faixa, o baixista John Deacon quebrou seu instrumento.
Registros do show último do Queen com vocalista
Infelizmente, o show não recebeu uma gravação profissional. Henry Lytton-Cobbold, ocupante da Knebworth House que assistiu à apresentação, relatou para a Classic Rock a existência de apenas uma filmagem amadora:
“Dá para acreditar que no último show de Freddie Mercury, o grande showman, ninguém realmente gravou? Sobretudo, há um bootleg holandês de alguém filmando uma tela no fundo da plateia durante todo o show, então há um registro, mas nenhum filme propriamente dito.”
De qualquer forma, boa parte do show ganhou um registro em áudio no álbum ao vivo “Live Magic”. “One Vision”, “Tie Your Mother Down”, “Another One Bites the Dust” e outras canções do tracklist saíram diretamente do concerto final.
A visão de Brian May sobre o show
Apesar de certos comentários de Freddie, Brian May não sentia que aquela seria a última apresentação do Queen. À época, o vocalista ainda não havia recebido o diagnóstico de AIDS, mas já reclamava de dores físicas, como explicado pelo guitarrista à Guitar World:
“Sabíamos que seria a última vez?. Não. Freddie disse algo como, ‘eu não consigo mais fazer isso, meu corpo inteiro está dolorido’. Mas ele normalmente dizia coisas assim no final de uma turnê. Então acho que não levamos isso realmente a sério.”
Setlist completo
Por fim, confira o setlist completo executado pelo Queen naquela data:
- One Vision
- Tie Your Mother Down
- In the Lap of the Gods… Revisited / Seven Seas of Rhye / Liar / Tear It Up
- A Kind of Magic
- Ay‐Oh
- Under Pressure
- Another One Bites the Dust
- Who Wants to Live Forever
- I Want to Break Free
- Impromptu
- Guitar Solo
- Now I’m Here
- Love of My Life
- Is This the World We Created…?
- (You’re So Square) Baby I Don’t Care (cover de Elvis Presley)
- Hello Mary Lou (cover de Gene Pitney)
- Tutti Frutti (cover de Little Richard)
Bohemian Rhapsody - Hammer to Fall
- Crazy Little Thing Called Love
- Radio Ga Ga
- We Will Rock You
- Friends Will Be Friends
- We Are the Champions
- God Save the Queen