No dia 11 de outubro de 1983, Lionel Richie lançou o seu segundo álbum de estúdio, “Can’t Slow Down”. O disco ganhou o Grammy de “Álbum do Ano” e inclui os sucessos “Hello”, “Stuck On You” e, claro, “All Night Long (All Night)” – que saiu como o primeiro single.
Para a música, a ideia do artista era trazer uma batida dançante, que empolgasse o público. Por isso, o cantor, após ficar inspirado em uma viagem ao Caribe, combinou uma produção alegre com diversidade cultural, utilizando palavras em inglês, espanhol e suaíli na letra, além de um dialeto próprio na ponte. Isso porque ele não teve tempo para contratar um tradutor que contribuísse com uma língua estrangeira
Conforme entrevista à CNN (via Songfacts), ele revelou que demorou cerca de dois meses para concluir a composição: “Eu simplesmente não conseguia criar o final. Eu tinha tudo, os versos, a parte do meio, tudo. Levei uma eternidade para encontrá-lo em minha mente e, finalmente, uma noite, os céus se abriram e a ideia surgiu.”
Richard Marx, ainda jovem, fez vocais de apoio para o clássico. “Trabalhar com ele no estúdio sempre foi divertido. Ele torna tudo divertido. Ele tem uma energia incrível e positiva”, pontuou. Para completar, a faixa apareceu na trilha sonora das séries “Brooklyn Nine-Nine”, “Os Simpsons” e “South Park”.
Aliás, o clipe da faixa, dirigido por Bob Rafelson, ganhou destaque nas transmissões da MTV. Assista abaixo:
Ouça Lionel Richie e mais na Alpha Classic!
Se “All Night Long” compõe a playlist da sua vida, escute a programação da Alpha Classic (Web Rádio da Alpha) para relembrar outros hits que marcaram as décadas de 80, 90 e início dos anos 2000. Para ouvir, clique aqui.
Aliás, também siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.