Damon Albarn quase fez um álbum com David Bowie e Ray Davies

O projeto seria lançado nos anos 90

Voz por trás de bandas celebradas como Blur e Gorillaz, Damon Albarn quase teve outro projeto icônico em sua discografia. Em entrevista à Radio X, o astro revelou que por pouco não fez um álbum junto de David Bowie e Ray Davies, vocalista do The Kinks.

Albarn havia sido questionado a respeito de sua colaborações favoritas ao longo da trajetória do Gorillaz, as quais ele citou os nomes de De La Soul, Bobby Womack, Fatoumata Diawara e Dennis Hopper.

Porém, o vocalista também faz questão de citar parcerias feitas antes da criação da banda. Quero dizer, alguém como David Bowie… Eu quase gravei um disco com Ray Davies e David Bowie no final dos anos 90“, disse ele. “Isso não aconteceu.” [via NME]

Essa não é a primeira vez que o astro fala sobre o projeto “perdido”. Há mais de uma década, em 2012, ele já havia mencionado o disco em entrevista ao portal The Quietus. “Quer dizer, por cerca de 24 horas, muitos anos atrás, eu estava gravando um disco com David Bowie e Ray Davies. Mas isso durou apenas 24 horas“, relembrou na época. [via NME]

O álbum foi cancelado pelo Camaleão do Rock, que estava com a agenda cheia na época. [Bowie] me chamou para o labirinto de seus bastidores enquanto se apresentava na Suíça, e eu fui vê-lo“, contou Damon ao jornal escocês The Herald. “Ele disse: ‘Bem, vamos fazer isso, mas se esta turnê continuar indo tão bem quanto está, então continuarei em turnê’.

Gorillaz anuncia novo álbum, “The Mountain”, e turnê para 2026

Para a felicidade dos fãs do Gorillaz, a banda anunciou uma série de novidade nesta semana. O 9º disco dos músicos acaba de ganhar título e uma data de lançamento. Assim, “The Mountain” chegará ao público no próximo dia 20 de março de 2026.

O projeto já ganhou uma primeira prévia com o single “The Happy Dictator“, lançado no último mês de setembro. A faixa é uma colaboração com o duo Sparks, dos irmãos Ron e Russell Mael, que está em atividade há mais de cinco décadas.

Abaixo, ouça:

Ao todo, “The Mountain”, que já está em pré-venda no site oficial do Gorillaz, terá com15 faixas e uma série de participações especiais: Bizarrap, Black Thought, Anoushka Shankar, Omar Souleyman, Johnny Marr e Yasiin Bey. Além disso, o grupo ainda contará com colaborações póstumas de Bobby Womack, Dennis Hopper e Tony Allen.

Como antecipado pelo vocalista Damon Albarn em entrevista à Times, o álbum, gravado em Londres, Devon, Índia, Síria e Estados Unidos, será cantado em cinco idiomas: árabe, inglês, hindi, espanhol e iorubá.

Para acompanhar a estreia do álbum, a banda ainda promoverá uma turnê pela Irlanda e Reino Unido em 2026. A excursão começará em 21 de março, um dia após o lançamento do projeto, em Manchester. Até o momento, a rota inclui Leeds, Birmingham, Glasgow, Cardiff, Nottingham, Liverpool, Belfast, Dublin e finalizará em Londres.

O concerto na capital inglesa, marcado para 20 de junho de 2026, será, inclusive, o primeiro show solo do músicos em estádio.

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados