Neste mês de maio, o System of a Down retornou ao Brasil após mais de uma década desde o último show dos astros por aqui. Ao todo, eles fizeram cinco apresentações em território brasileiro, incluindo o último concerto da turnê sul-americana “Wake Up”, que aconteceu no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
No entanto, os músicos da banda de nu metal não conheceram o país apenas pelos palcos. Além de John Dolmayan ajudando senhorinhas a sair do carro e da sessão de autógrafos inesperada de Serj Tankian, nesta última quinta-feira (29), o guitarrista Daron Malakian compartilhou mais um momento inusitado vivido no Rio de Janeiro.
Nas redes sociais, o artista publicou um registro do encontro com um fã que apareceu na janela de seu hotel, cantando às três da manhã, quando Malakian olhava a praia.
“Olho e vejo um cara dançando e cantando sozinho“, escreveu no X (antigo Twitter). “Pensei comigo: ‘De onde esse cara saiu?’ Talvez estivesse bêbado? Talvez não batesse muito bem da cabeça?”
Então, o astro decidiu descer e falar pessoalmente com o jovem. Ao conversarem, o fã, Lucas, se emocionou. “Ele não estava bêbado, e estava completamente são. Acabou sendo um momento muito emocionante com um fã apaixonado que eu nunca esquecerei“, contou Daron.
Abaixo, veja o vídeo do encontro:
So I was sitting on the balcony in Rio watching the waves hit the beach at 3:30am. And all of a sudden I hear someone yelling up towards me. I look and see this guy dancing and singing by himself. I thought to myself, where did this guy just pop out of? Maybe he’s drunk? pic.twitter.com/KFW6jLmcKa
— Daron Malakian (@daronmalakian) May 29, 2025
Após shows históricos, popularidade do System of a Down no Brasil aumenta; veja dados
Após dez anos, o System of a Down voltou ao Brasil neste mês de maio com a turnê sul-americana “Wake Up”. Por aqui, a banda realizou cinco apresentações, em três cidades diferentes: Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. No caso, a capital paulista recebeu três shows, sendo um deles o “grand finale” da excursão no Autódromo de Interlagos, na última quarta-feira (14), com 70 mil pessoas presentes.
De maneira geral, todas as apresentações tiveram ingressos esgotados e, somadas aos outros compromissos no continente, foram assistidas por 500 mil fãs. Assim, não surpreende que a popularidade do SOAD tenha aumentado nas plataformas digitais no país.
Segundo comunicado, somente no Spotify aconteceu:
- +63% de crescimento nos streams no Brasil só no último mês
- +122% de músicas salvas por usuários
- São Paulo é oficialmente a cidade que mais ouve System of a Down no MUNDO
- Brasil é o 2º país que mais escuta a banda globalmente.
Vale destacar que o espetáculo no Autódromo de Interlagos fechou a turnê com chave de ouro. Para a alegria dos presentes, enquanto que, nos outros shows da “Wake Up”, o grupo executou 32 canções, o compromisso trouxe um setlist especial com 38 canções. Dessa forma, a performance durou aproximadamente 2h20 – cerca de 30 minutos a mais.
Para completar, o guitarrista e vocalista Daron Malakian fez um discurso especial, no qual agradeceu à equipe da banda, equipe de gerenciamento, produtores, equipe de segurança e segurança do local, antes de entoar a faixa. Ao fim, após “Sugar”, inúmeros fogos de artíficio saíram do palco, celebrando o fim do giro. Assista abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Tamanho foi o impacto que a Deezer registrou um crescimento de 68% nas reproduções da banda após o início das apresentações. De acordo com a plataforma, as cidades que mais ouvem o SOAD são São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Recife. Entre eles, 82,28% são homens, principalmente na faixa etária de 26 a 35 anos.


