Até então, a próxima edição do Grammy estava completamente confirmada. Seguindo o programado, a maior premiação da música deveria acontecer em 2 de fevereiro, na Crypto.com Arena, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Porém, devido aos incêndios devastadores que atingem a cidade, a data prevista tornou-se incerta.
Conforme apontado pela Variety, “mesmo que os incêndios florestais estejam contidos até a data e a cidade esteja no caminho da recuperação, a extensão da destruição de residências e empresas locais e, mais significativamente, o número de pessoas que perderam suas casas ou foram evacuadas de áreas vulneráveis tornam qualquer perspectiva de uma premiação normal impossível”. De qualquer forma, fontes confirmaram ao veículo que “é muito cedo para determinar se o evento será adiado”.
De acordo com os insiders, o provável é que a celebração mude o seu foco para arrecadar dinheiro, tanto para a cidade, quanto aos afetados ligados à música. A Recording Academy, organização responsável pelo Grammy, e o canal CBS, que realiza a transmissão, “estão considerando várias opções, mas até agora não tomaram nenhuma decisão”.
Entre os indicados às noventa e quatro categorias da premiação em 2025, estão as “novatas” Chappell Roan e Sabrina Carpenter. As estrelas do pop receberam indicações nas categorias “Artista Revelação”, “Música do Ano”, “Gravação do Ano”, “Álbum do Ano”, entre outras.
Além disso, vale destacar que Beyoncé, que coleciona 32 vitórias e é recordista do evento, e Taylor Swift, a única artista a ganhar quatro vezes a categoria “Álbum do Ano”, também marcaram presença na lista. Ambas as cantoras estão concorrendo nas categorias principais pelos trabalhos “Cowboy Carter” e “The Tortured Poets Department”.
Programações são afetadas por incêndio em Los Angeles
Os incêndios começaram na última terça-feira (7), a princípio, no bairro Pacific Palisades, em Los Angeles, na Califórnia. Desde então, o fogo se espalhou rapidamente, atingindo outros bairros da cidade. Até o momento, mais de 100 mil pessoas deixaram suas casas na região, segundo a BBC.
Nesta sexta-feira (10), foi confirmado um novo foco de incêndio em Los Angeles, atingindo novas regiões da cidade. Em razão da atual situação de perigo no local, diversas programações foram afetadas.
Entre os eventos, está a premiação do Critics Choice Awards, inicialmente prevista para acontecer no próximo domingo, em 12 de domingo. Agora, a cerimônia ganhou uma nova data de realização, marcada para o dia 26 de janeiro.
Paralelamente, a divulgação dos indicados ao Oscar 2025 igualmente foi adiada em razão dos incêndios em L.A. Agora, o feito deve acontecer no próximo dia 19. A votação para membros da Academia, que começou em 8 de janeiro, também foi estendida por dois dias, até terça-feira, 14 de janeiro.