Dia da Filosofia: existencialismo dos anos 1970 em 6 canções

Você gosta de filosofia? Então, saiba que hoje (21) é o Dia Mundial da Filosofia. A data é celebrada na terceira quinta-feira de novembro pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) desde 2002. Entretanto, ela só entrou para o calendário oficial da agência da ONU em 2005, após a análise de um pedido do Marrocos.

Um dos objetivos do marco, conforme o documento que o originou, era “apoiar a análise, a investigação e os estudos filosóficos sobre os grandes problemas contemporâneos para responder melhor aos desafios enfrentados hoje em dia pela humanidade”.

Além disso, tinha entre os resultados esperados uma “maior sensibilização da opinião pública internacional para a necessidade de uma reflexão filosófica livre, crítica e responsável”. Duas décadas se passaram e o Dia Mundial da Filosofia não poderia ser mais oportuno em tempos de chat GPT, fake news, redes sociais, etc. Escolas e universidades são alguns dos foros ideais para reflexão e debate, assim como o universo musical.

Quem nunca ouviu uma canção e sentiu poesia ou filosofia no ar? Isto ocorre por citações diretas a pensadores e suas ideias ou ainda por construções cheias de devaneios, sonhos, problemáticas. Por isso, a reportagem da Alpha FM reuniu seis canções, três internacionais e três nacionais, com inclinações existencialistas, todas dos anos 1970.

Imagine (1971) John Lennon

Imagine no possessions // I wonder if you can // No need for greed or hunger // A brotherhood of man // Imagine all the people // Sharing all the world

Quicksand (1971) – David Bowie

Should I kiss the viper’s fang // Or herald loud the death of Man? // I’m sinking in the quicksand of my thought // And I ain’t got the power anymore

Dust in the Wind (1977) – Kansas

Same old song // Just a drop of water in an endless sea // All we do // Crumbles to the ground, though we refuse to see

Gita (1974) – Raul Seixas

Você me tem todo dia // Mas não sabe se é bom ou ruim // Mas saiba que eu estou em você // Mas você não está em mim

Errare Humanum Est (1974) – Jorge Ben Jor

Pois nós herdamos uma herança cósmica // Errare humanum est // Errare humanum est

Imunização Racional [Que Beleza] (1975) – Tim Maia

Que beleza é conhecer // O desencanto // E ver tudo bem mais claro // No escuro

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados