Dia da Mulher: cinco artistas que marcaram o rock

Relembre cinco grandes nomes femininos, nacionais e internacionais, ligados ao gênero musical nas últimas décadas

Assim como em diversos gêneros músicas, as mulheres exercem grande importância no rock. Inclusive, a cantora Sister Rosetta Tharpe é considerada a “madrinha” do estilo e a principal influência de nomes como Elvis Presley e Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones. Por isso, em comemoração ao Dia da Mulher, separamos cinco artistas que marcaram a história do rock ao longo dos anos.

Confira abaixo:

Tina Turner

Tina Turner é chamada popularmente de “a rainha do rock”. Não é à toa que, por causa de suas contribuições, a saudosa cantora foi introduzida ao Rock and Roll Hall of Fame duas vezes –  primeiro como parte da dupla Ike & Tina Turner e depois como artista solo. Nas palavras de Gloria Gaynor, a estrela “abriu o caminho para tantas mulheres no rock, pretas ou brancas”. “What’s Love Got to Do With It”, “The Best” e “Proud Mary” estão entre os seus hits.

Rita Lee

Outra artista considerada “a rainha do rock” é Rita Lee – que até preferia o título de “santa padroeira da liberdade”. Seu primeiro destaque foi como vocalista d’Os Mutantes, responsável por introduzir a guitarra elétrica na MPB. Ao todo, gravou 26 discos e vendeu mais de 60 milhões de cópias, trazendo em suas letras reflexões e críticas, além de pregar a liberdade feminina. Também escreveu livros, que envolveram histórias infantis, autobiografias e crônicas.

Joan Jett

Joan Jett atuou como uma das fundadoras do The Runaways, banda na qual era vocalista e guitarrista base. Ao juntar-se com o The Blackhearts, emplacou hits como “Bad Reputation” e uma versão de “I Love Rock ‘n Roll” – anteriormente, a 56º melhor música de todos os tempos, segundo a Billboard. Ademais, em 2014, foi a primeira mulher a ganhar um prêmio Golden God, oferecido no passado pela revista Revolver aos músicos que obtiveram êxito no rock.

Alanis Morissette

Ao lançar o seu terceiro álbum de estúdio, “Jagged Little Pill”, a carreira de Alanis Morissette mudou para sempre. Por causa do disco, considerado pela revista Rolling Stone o 69° melhor disco da história, ela venceu prestigiadas categorias do Grammy, como “Melhor Álbum Rock” e “Álbum do Ano”. Assim, abriu portas para outras mulheres no gênero musical. Aliás, Avril Lavigne e Pink buscaram inspiração na canadense.

Pitty

Por fim, Pitty é um dos maiores nomes do rock nacional. Recentemente, foi a única mulher presente no lineup do festival itinerante I Wanna Be Tour, responsável por celebrar o emo/pop rock. Em comemoração aos 20 anos de seu álbum de estreia “Admirável Chip Novo”, ela vem rodando o Brasil com a turnê “ACNXX” – cujo repertório foca no disco. Em 2004, o projeto concorreu ao prêmio de Melhor Álbum de Rock Brasileiro no Grammy Latino.

 

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados