Nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro, comemora-se o Dia da Saudade. Ao longo dos anos, grandes artistas transformaram esse sentimento em canções inesquecíveis, que marcaram tanto a indústria nacional quanto internacional.
Para celebrar a data, relembre cinco clássicos musicais que representam a saudade!
5 clássicos da música sobre saudade
Chega de Saudade – Tom Jobim
É quase impossível falar de saudade na música sem cita “Chega de Saudade“. Figurinha carimbada no Brasil, o sucesso é assinado por Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes. A faixa chegou ao mundo na voz de João Gilberto, em 1959.
Wish You Were Here – Pink Floyd
“Wish You Were Here” é a faixa título do icônico álbum do Pink Floyd, marcado por homenagear o saudoso integrante Syd Barrett, cuja ausência permeia todo o trabalho. Em 2025, a música ganhou um video inédito em homenagem ao aniversário de 50 anos do disco, lançado em setembro de 1975.
O clipe inclui imagens dos artistas, além de takes com animações psicodélicas e gravações do show do Floyd feito na LA Sports Arena, feitas por Mike “The Mic” Millard, que contrabandeava imagens de apresentações.
Ai, Que Saudade D’Ocê – Fagner
Assim como “Chega de Saudade”, outro dos maiores clássicos da música brasileira também leva o nome do sentimento no título. Com composição assinada por Vital Farias, “Ai, Que Saudade D’Ocê“, a faixa lançada em 1982 virou um hino dos saudosos.
A canção ainda foi interpretada por dezenas de astros nacionais ao longo do anos. Elba Ramalho, Zeca Baleiro, Fábio Jr. e até Fagner já regravaram o sucesso.
Yesterday – Beatles
Lançada em 1965, como parte do álbum “Help!”, “Yesterday” é uma das músicas mais emblemáticas dos Beatles. A faixa é uma composição de Paul McCartney e, embora não fale diretamente sobre saudade, a letra narra sobre o sentimento de falta e desejo de voltar ao passado.
Gostava Tanto de Você – Tim Maia
Tim Maia também criou um dos clássicos sobre saudade na música brasileira. “Gostava Tanto de Você” é uma composição de Edson Trindade lançada por Maia no álbum homônimo em 1973.


