Dia de Doar: conheça 6 instituições que fazem a diferença

O Dia de Doar, celebrado em todo o mundo, é um convite para transformar generosidade em ação. Mais do que uma data no calendário, o movimento reforça a importância de contribuir para causas que fazem a diferença, seja por meio de doações financeiras, de tempo ou de recursos. É, aliás, uma oportunidade para unirmos esforços em prol de um impacto positivo, fortalecendo a solidariedade e criando uma sociedade mais conectada e empática.

Por conta disso, a Alpha te conta 6 instituições que estão fazendo a diferença. Assim sendo, confira a lista completa:

Pacto Contra a Fome

O Pacto Contra a Fome é uma ampla coalizão que une forças de diversos setores, incluindo a sociedade civil, governos, empresas e organizações internacionais, com o objetivo de enfrentar um dos maiores desafios sociais do Brasil: a fome. A iniciativa busca soluções duradouras, promovendo campanhas de arrecadação de alimentos, fomentando políticas públicas inclusivas e fortalecendo a rede de apoio comunitário. Além disso, o Pacto promove debates e ações para aumentar a conscientização sobre a segurança alimentar como um direito fundamental, envolvendo a sociedade em uma mobilização contínua.

Instituto Verdescola

Localizado no litoral norte de São Paulo, o Instituto Verdescola atua na promoção de inclusão social e no fortalecimento de comunidades em situação de vulnerabilidade. Em suma, entre suas principais iniciativas estão: cursos profissionalizantes, apoio a estudantes universitários, programa de alfabetização intensiva e atividades voltadas à primeira infância.

Make-A-Wish Brasil

A Make-A-Wish Brasil é uma organização dedicada à realização de sonhos de crianças com doenças graves. Desde 2008, a ONG já realizou mais de 3.600 sonhos e, conta com o apoio de equipes médicas, voluntários, doadores e empresas parceiras de diferentes atuações. É uma ótima sugestão para quem procura fazer uma contribuição agora no Dia do Doar.

Movimento União BR

O Movimento União BR é um movimento nacional apartidário que reúne voluntários de todo o Brasil e foi fundado no início da pandemia no país, em março de 2020. Faz a ponte entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda, e é especialista em criar hubs de emergência. Contudo, a entidade está presente em todos os estados brasileiros e já beneficiou mais de 30 milhões de pessoas.

CUFA

 A Central Única das Favelas (CUFA) é uma organização com mais de 20 anos , promovendo atividades para integrar socialmente esses territórios. Fundada por Celso Athayde, a CUFA se expandiu para todos os estados do Brasil, Distrito Federal e mais de 40 países, incluindo os Estados Unidos, onde possui sede no Bronx, em Nova York. Entre seus projetos de destaque estão a Taça das Favelas e a maior feira de negócios de favela do mundo, Fórum Econômico Mundial das Favelas. Durante a pandemia, sobretudo, a CUFA desenvolveu iniciativas como o programa Mães da Favela, que impactou mais de 17 milhões de pessoas.

Instituto Janela Para o Mundo

Para encerrar, ademais, o Dia de Doar. Fundado em 2022 com a meta de transformar realidades por meio da educação e da geração de renda, o Instituto Janela Para o Mundo nasceu como um projeto de investimento social em 2017. Atualmente, é desenvolvido em espaços físicos e um digital, com Centros de Educação localizados nas cidades de Gentio do Ouro (BA), Ilha Grande (PI) e Paulino Neves (MA), além de um Centro de Educação Tech, que atende estudantes à distância.

Nestes locais, crianças e adolescentes contam com o acompanhamento de 70 educadores e têm acesso a cursos gratuitos. Nos últimos sete anos, inclusive, o projeto já impactou positivamente a vida de mais de 4 mil alunos. A meta é atender 3 mil estudantes por ano até 2027.

Leia também: Confira as principais estreias nos streamings do mês de dezembro

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados