Nesta terça-feira, dia 24 de junho, é comemorado o Dia de São João. A data dita o mês de junho e dá origem às famosas festas juninas, que animam cidades ao redor do Brasil. O que não pode faltar nessas comemorações são as clássicas músicas que já viraram ícones nas playlists festivas dos brasileiros.
Para celebrar o Dia de São João, veja cinco versões modernas de clássicos juninos!
“O Xote das Meninas” por Marisa Monte
Escrita por Luiz Gonzaga e Zé Dantas, “O Xote das Meninas” é, sem dúvidas, um dos maiores clássicos das festas de São João. Em 1989, Marisa Monte homenageou os músicos ao fazer sua própria versão da faixa para o disco ao vivo “Marisa Monte MM (ao vivo)”. Sete anos mais tarde, ela disponibilizou a versão de estúdio no álbum “Barulhinho Bom – Uma Viagem Musical”.
“Asa Branca” por David Byrne
Algumas canções ícones do São João ainda ganharam versão em inglês! Esse é o caso do sucesso “Asa Branca”, também da autoria de Luiz Gonzaga, desta vez com Humberto Texeira.
A música ganhou uma regravação na voz de David Byrne, ex-vocalista do Talking Heads, que se uniu ao grupo Forró in the Dark, formado por brasileiros nos Estados Unidos. Confira uma performance dessa versão internacional:
“Eu Só Quero um Xodó” por Ivete Sangalo
Ivete Sangalo, um dos grande nomes da música axé, já apostou em um clássico junino: “Eu Só Quero Um Xodó”.
Inicialmente, a canção chegou ao mundo pela composição dos músicos Dominguinhos e Anastácia, ainda na década de 60. Em 2020, Veveta, como é chamada pelos fãs, gravou o disco “Arraiá da Ivete”, onde colocou sua própria versão do sucesso.
“Olha pro Céu” por Vanessa da Mata
Luiz Gonzaga é uma figura carimbada quando se fala de músicas típicas de São João. “Olha pro Céu”, escrita pelo músico e por José Fernandes, sempre está presente nas festas juninas e, em 2012, ganhou uma releitura na voz de Vanessa da Mata.
A cantora colocou a faixa em seu show em homenagem a Gonzaga, “Lua cheia de baião – Homenagem a Luiz Gonzaga”. Confira:
“Frevo Mulher” por Pato Fu
“Frevo Mulher”, escrita por Zé Ramalho e conhecida na voz de Amelinha, foi reinterpretada pela banda de pop rock Pato Fu. Em 2010, o grupo mineiro lançou uma nova versão da canção para o disco “Música de Brinquedo”.


