O Dia do Cantor Lírico se comemora nesta segunda-feira, 22 de julho. Apesar de não parecer, o canto lírico apresenta algumas diferentes em relação ao canto que muitos se habituaram a ouvir.
Isso porque o lirismo requer o domínio de técnicas, com repertório específico e erudito. Se encontra na maioria das vezes em performances de óperas e musicais, por exemplo. O cantor popular, por sua vez, não necessita de tal prática específica, sendo reconhecido por uma comunicação mais coloquial e informal.
Ademais, este tipo de vocalização se destaca pela interpretação emocional que carrega. As ondulações, diferentes tons e pausas durante o canto lírico o tornam mais sentimentais e, por isso, se mostram como a escolha perfeita para espetáculos com cunho teatral.
Dicas para quem quer se tornar um cantor lírico
Assim como qualquer outro profissional, o cantor lírico também segue uma série de regras para manter um bom desempenho.
Para isso, há algumas recomendações. “A voz humana é uma adaptação, possui um esforço glótico e fisiológico. É importante evitar o tabagismo, praticar atividades físicas, dormir bem, ingerir bastante água e, se possível, descansar após as refeições”, explicou o professor Alberto Dantas Filho, do departamento de Música da Cidade Universitária Dom Delgado, em bate-papo com a Universidade Federal do Maranhão.
Ademais, Dantas igualmente orienta: “É preciso ter formação erudita, um estudo técnico para compreender o repertório técnica e historicamente. Também é preciso ter idade adequada; ter estudo de duas ou mais línguas, como o inglês e o italiano; e ingressar em uma instituição básica de ensino fundamental da música e seguir até a Pós-Graduação prática”.
O lirismo de Andrea Bocelli
Não há como falar de cantor lírico sem mencionar o italiano Andrea Bocelli, que usa a técnica com maestria. Assim, suas apresentações ao vivo se transformam em verdadeiros espetáculos de interpretação e potência vocal.
No caso de Bocelli, sua voz é considerada como tenor, geralmente atribuído à homens que conseguem alcançar agudos, mas sem a necessidade de utilizar falsetes.