A música country é conhecida como uma das grandes marcas culturais dos Estados Unidos. Centenas de artistas americanos foram fortemente influenciados ou já transitaram pelo gênero. De Jhonny Cash e Taylor Swift a Beyoncé e Morgan Wallen, o country nunca saiu de moda. Por isso, no dia 17 de setembro se comemora o Dia Internacional do Country. Para celebrar essa data, confira as sete melhores músicas do gênero, segundo a revista americana Rolling Stone.
7. “Standing on the Corner (Blue Yodel #9)”, Jimmie Rodgers (1930)
“Standing on the Corner” é a nona música da série “Blue Yodels” de Jimmie Rodgers, que conta com treze faixas. O cantor country ficou famoso no final dos anos 20. Em julho de 1930, ele lança o “Blue Yodel #9”, que conta com uma participação muito especial: Louis Armstrong. O icônico músico tocou o trompete e sua esposa, Lil Hardin Armstrong, estava no piano. Inclusive, em 1970, Armstrong performou a música com Johnny Cash no “The Johnny Cash Show”.
6. “You Don’t Know Me”, Ray Charles (1962)
A canção foi, originalmente, escrita por Cindy Walker e Eddy Arnold em 1955. Entretanto, quem a popularizou mesmo foi Ray Charles, com a versão lançada na década de 60. Charles lançou a versão no álbum de sucesso “Modern Sounds in Country and Western Music” e a faixa em sua voz chegou ao segundo lugar da Billboard Hot 100.
5. “He Stopped Loving Her Today”, George Jones (1980)
Quando gravada, a música não agradou ao cantor George Jones, que chegou a chamá-la de “mórbida”. Entretanto, a faixa foi um sucesso tão grande que conquistou o topo da parada Hot Country Songs. Esse foi o primeiro número um do artista depois de seis anos. Além disso, a canção continua a reverberar no cenário musical atual e a própria Rolling Stone a colocou no ranking de 500 Melhores Músicas de Todos os Tempos, em 2021.
4. “I’m So Lonesome I Could Cry”, Hank Williams (1949)
“I’m So Lonesome I Could Cry” é uma faixa melancólica que evoca o sentimento de solidão de Willians e seu relacionamento com sua esposa Audrey. A canção já foi revisitada por dezenas de artistas, como Jhonny Cash e Bob Dylan. Inclusive, em 2012, a vocalista da banda Evanescense, Amy Lee, que esteve recentemente no Brasil para o festival Rock in Rio, já apresentou a música ao vivo. Entretanto, a versão ao vivo mais famosa é a de Elvis Presley em show no Havaí, em 1973.
3. “Crazy”, Patsy Cline (1961)
A princípio, a canção foi escrita pelo icônico cantor Willie Nelson. Quando ouviu a demo de Nelson pela primeira vez, Patsy achou muito “devagar e pouco lisonjeiro”. Porém, a cantora deu o seu nome em sua versão e até chegou no top 10 da Billboard Hot 100 na época. Além disso, ela atingiu o número dois na Hot Country Songs e já foi até o hino da campanha presidencial de Ross Perot, político americano, em 1992. Há três anos, em 2021, o canal oficial da Patsy Cline lançou o clipe oficial da música.
2. “I Walk the Line”, Johnny Cash (1956)
Johnny Cash é um dos maiores nomes da música country, já recebendo desde Grammys até prêmios no Country Music Awards. Dessa forma, era praticamente impossível não ter uma canção do artista neste Top 5. O público amou tanto “I Walk the Line” que a fez chegar no topo da parada country da Billboard. Inclusive, ela até virou o título da cinebiografia do cantor estrelada por Joaquin Phoenix e lançada em 2005.
1. “Jolene”, Dolly Parton (1973)
Por fim, não se pode fazer uma lista sobre country e não citar o clássico de Dolly Parton. “Jolene” caiu na boca do povo e passou a ser conhecida inclusive por aqueles que não são fãs do gênero. Afinal, o sentimento de coração partido da canção é universal. Enquanto implorava para que não roubassem seu homem, Dolly criou uma canção atemporal indicada ao Grammy duas vezes na categoria “Best Female Country Vocal Performance”, em 1975 e 1976. A segunda indicação foi devido à sua performance ao vivo.
Além disso, dezenas de outros artistas gravaram suas próprias versões da faixa, como The White Stripes, Måneskin, Olivia Newton-John e Miley Cyrus. Recentemente, Beyoncé lançou uma nova interpretação de “Jolene” em seu álbum “Cowboy Carter” que ficou entre as dez mais ouvidas da Billboard Hot 100.