Dia do Disco: qual é o álbum mais vendido de todos os tempos?

Nos últimos anos, os discos de vinil têm experimentado um renascimento notável. Eles ressurgiram das cinzas da era digital para conquistar um lugar de destaque no mundo da música. Uma vez considerados relíquias de uma era passada, os LPs estão agora voltando à moda, impulsionados por uma crescente demanda. Mas você sabe qual deles é o mais vendido da história? Confira agora nesta matéria dedicada ao Dia do Disco!

Quando se trata de vendas internacionais, “Thriller”, de Michael Jackson, possui o reinado supremo. A obra conta com cerca de 66 milhões de cópias vendidas ao redor do planeta desde seu lançamento em 30 de novembro de 1982.

Por outro lado, nos EUA, ele permanece em segundo lugar, com 34 milhões de vendas, atrás do disco dos maiores sucessos dos Eagles, que soma mais de 38 milhões. Mas ainda assim, do início ao fim, é sem dúvida um dos maiores discos de pop já lançados.

Sobre o álbum de Michael Jackson

O sucesso chegou quando a rádio pop ainda era a principal referência e a MTV estava prestes a explodir. Com clássicos como “Billie Jean”, “Beat It” e a faixa-título, Jackson mostrou que uma música pop de sucesso poderia, sem dúvida, ser ainda mais popular com o videoclipe certo. Com sua produção inovadora e um vídeo cinematográfico dirigido por John Landis, a música se tornou um fenômeno cultural por si só, desafiando as convenções dos clipes e da música pop.

O astro era um artista especial muito antes de lançar “Thriller” naquele dia. No entanto, nenhum de seus quatro discos solo anteriores chegaram durante a era da MTV. Então isso essencialmente o transformou em um fenômeno e ícone mundial.

A partir do gigante projeto, Michael começou a atrair influências de toda a cultura pop. Em suma, o solo de hard rock de Eddie Van Halen em “Beat It” e a balada pop “The Girl is Mine” com Paul McCartney foram as principais colaborações dele em seu disco.

Além disso, havia ritmos de rap pioneiros em “Wanna Be Startin Somethin” e um sample de “Soul Makossa” do saxofonista Manu Dibango. Aliás, esse último recebeu um grande pagamento depois que a equipe do astro não conseguiu obter autorização.

Influência de Michael Jackson hoje em dia

Sua influência ainda está muito forte atualmente. Uma das maiores referências do Rei do Pop nos dias atuais aparece na forma que The Weekend traz seu som. Desde um primeiro cover de “Dirty Diana”, em 2010, até seu mais recente álbum, “Dawn FM”, que figurou no topo das paradas, o cantor mostra como apresenta influências de Michael em sua trajetória musical. 

Outro artista muito popular do cenário atual, Bruno Mars sempre mostrou características similares às de Michael. Com muitas brincadeiras e teorias nas redes sociais sobre um possível parentesco entre ambos, não há dúvidas de que a voz, a aparência e os movimentos de “Bruninho” remetem muito a ele.

O ícone da música faleceu antes do Spotify nascer e virar a principal referência nos números e público que os artistas atingem. Mesmo com o surgimento de diversos nomes populares, ele continua a fazer grande sucesso com as gerações atuais e vive figurando em posições altas do ranking da plataforma. Seus principais hits já somam juntos cerca de 5 bilhões de streams por lá, mostrando como sempre foi um cantor atemporal e marcante.

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados