O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino é lembrado nesta terça-feira (19). Este é o 10º aniversário da data comemorativa, criada em 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular a atuação das mulheres nos negócios.
De acordo com uma pesquisa da consultoria Vila Nova Partners, apenas 5% das empresas no Brasil têm mulheres no cargo de CEO (presidente/diretor executivo). Portanto, o empoderamento e a valorização se fazem necessários, e a economia real mostra que não falta capacidade no aspecto liderança.
Conforme os dados do Censo Demográfico de 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), elas chefiam praticamente a metade (49,1%) dos lares no país. Para efeito de comparação, esse índice era de 38,7% em 2010. Em 10 das 27 unidades federativas (Pernambuco, Sergipe, Maranhão, Amapá, Ceará, Rio de Janeiro, Alagoas, Paraíba, Bahia e Piauí), as brasileiras comandam a maioria das unidades domésticas.
A mesma vida real, porém, revela sobrecarga de trabalho não-remunerado, principalmente entre as mulheres negras e de baixa renda. Segundo um estudo do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgado no fim de 2023, as mulheres dedicam até 25 horas por semana a tarefas domésticas e de cuidado (filhos, cônjuge, parentes), enquanto os homens prestam cerca de 11 horas.
São discussões cada vez mais urgentes. Feito esse panorama e como forma de exaltar o Dia do Empreendedorismo Feminino, a reportagem da Alpha FM listou 10 empresárias de sucesso no Brasil. Por certo, leitoras e leitores conhecem seus nomes ou as empresas/iniciativas que fundaram ou ajudaram a alavancar.
- Luiza Trajano – Magazine Luiza
- Cristina Junqueira – Nubank
- Leila Velez e Zica Assis – Instituto Beleza Natural
- Janete Vaz e Sandra Costa – Sabin Diagnóstico e Saúde
- Dulce Pugliese – Amil
- Chieko Aoki – Blue Tree Hotels
- Ana Fontes – Rede Mulher Empreendedora
- Alcione Albanesi – FLC Lâmpadas, ONG Amigos do Bem