Nesta sexta-feira (16), comemoramos o Dia do Filósofo. Essa é uma data relevante para debater e conscientizar a respeito da profissão. São os filósofos os responsáveis por debater novas ideias, e buscar conhecimentos verdadeiramente transformadores. Pensando justamente em quem adora filosofia, e ser desafiado a pensar diferente, a Alpha separou uma lista de 3 filmes para assistir no Dia do Filósofo. Assim sendo, confira a lista completa:
Matrix (1999)
Em maio de 1999, a história do cinema foi marcada pelo lançamento do primeiro filme da franquia Matrix. O roteiro, em suma, bebe muito da filosofia de Platão e o mito da caverna. Para quem não conhece essa história, o pensador argumentava que todo homem, enquanto não pudesse pensar por si próprio, vivia em um certo mundo das sombras, e, para sair até a luz, era necessário se libertar de algumas amarras. O processo, entretanto, seria desagradável, e até doloroso.
No longa de ficção científica, conhecemos Neo, um jovem que descobre que a sua vida é uma mentira. Os humanos são utilizados como combustível para manter os robôs ativos, e, para isso, todos vivem em uma realidade paralela, chamada de “Matrix”.
O Show de Truman (1998)
Em “O Show de Truman”, o roteiro bebe muito da água dos estudos do filósofo e sociólogo francês Michel Foucault. Jim Carrey interpreta um homem comum, que vive uma vida absolutamente ordinária. No entanto, a sua vida vira de ponta cabeça, quando descobre que toda o seu cotidiano estava sendo transmitido e assistido por milhares de pessoas.
Dessa forma, vemos muitos elementos de um conceito de Foucault: o pan-óptico. Na teoria, esta é uma construção em que todos se observam, e, dessa forma, o francês aborda a sociedade de vigilância.
O Mundo de Sofia (1999)
Para encerrar, ademais, a lista de filmes do Dia do Filósofo. Esta é uma adaptação do livro homônimo de Jostein Gaarder, um romance que fala sobre a história da filosofia. Basicamente, a protagonista embarca em uma viagem quase mística, conhecendo mais sobre as principais correntes filosóficas da história. Além disso, temos uma jornada de autoconhecimento muito forte.
Leia também: Harry Potter: 3 primeiros filmes da franquia serão reexibidos nos cinemas