No dia 1º de novembro, é comemora o Dia Mundial do Veganismo. Instaurada em 1994, a data celebra o movimento em prol dos direitos dos animais, da preservação ambiental e da saúde. Estatísticas publicadas pelo jornal The Guardian em 2021 apontavam que existem mais de 79 milhões de pessoas veganas no mundo.
Em relação ao mundo da música, muitos artistas também adotaram o estilo de vida e falam publicamente a respeito. Por isso, separamos cinco grandes nomes para você saber mais:
Billie Eilish
Billie Eilish virou vegana aos 12 anos, influenciada pela mãe, Maggie Baird. Assim, recentemente, a cantora também anunciou que, junto ao irmão Finneas, investiu na abertura do restaurante vegano Argento em Los Angeles, nos Estados Unidos. Para a revista Vogue em 2019, ela contou:
“Me tornar vegana não foi difícil, porque nunca comi carne na vida. Não ia propriamente sentir falta de comer carne. Quando vejo o que acontece na [indústria] da carne, é difícil voltar atrás [na minha decisão].”
Joan Jett
Ainda na década de 1980, Joan Jett abandou o consumo de carne. Anos mais tarde, a cantora aderiu à dieta vegana. Em 2019, por meio do X/Twitter, ela confirmou a mudança. Já anteriormente, ao The Guardian em 2010, a artista revelou:
“Eu sempre amei animais, mas foi por volta do final dos anos 80 que percebi que tinha que virar vegetariana. Muitas coisas aconteceram na minha vida naquela época – musicalmente, emocionalmente – mas principalmente foi meu amor por animais e passar tanto tempo em turnê que me fez decidir que tinha que mudar minha dieta.”
Lenny Kravitz
Em entrevista publicada em outubro de 2020 pela revista “Men’s Health”, Lenny Kravitz revelou que também é vegano. Além disso, cultiva a maior parte de suas comidas. No vídeo do bate-papo, compartilhou que é fã de graviola, limão, abacate, cenoura e alecrim, entre outros legumes.
Stevie Wonder
Stevie Wonder decidiu virar vegano somente aos 64 anos, em 2014. Durante participação no programa The Late Late Show with James Corden em 2015, o músico fez a revelação. Já ao site AOL em 2016, afirmou: “Estou motivando as pessoas a mudarem a forma como vivemos nesse planeta”.
Bryan Adams
Bryan Adams parou de comer carne em 1988. Ativista da causa, o cantor explicou suas motivações para a organização People for the Ethical Treatment of Animals (Peta):
“Ser simpático aos direitos dos animais é algo que veio muito naturalmente para mim. Talvez porque eu costumava ter cães quando criança e eles se tornaram parte da família. Nunca assimilei a crueldade animal quando era jovem. Mas, no momento em que comecei a entender como os animais estavam sendo tratados, isso me levou cada vez mais no caminho em que estou agora, que é um vegano completo.”