Nesta quinta-feira (19), celebramos o Dia do Ortopedista. Esta é uma data para ressaltar a importância de profissionais da saúde que cuidam da vitalidade dos ossos e articulações. Com o avanço da tecnologia, o trabalho destes médicos torna-se cada vez mais eficiente, mas você sabia que os aparelhos tecnológicos podem também atrapalhar na nossa saúde física?
Isto porque, nos últimos anos, está se tornando cada vez mais comum a síndrome do pescoço de texto. No entanto, o que é isso? Esta patologia aparece, normalmente, em pacientes que utilizam o celular ou computador por muitas horas, especialmente olhando para baixo.
Levando em conta que, segundo a 35ª Pesquisa Anual do FGVcia, em maio de 2024, o Brasil tinha 258 milhões de smartphones em uso, está tornando-se cada vez mais comum este problema de saúde.
Como evitar a Síndrome do Pescoço de Texto?
Aproveitando o Dia do Ortopedista, a Alpha te conta, então, o que fazer para evitar o desenvolvimento da síndrome do pescoço de texto! O ortopedista do Hospital Japonês Santa Cruz, Dr. Caio Yoshino explica: “É necessário que adultos e crianças adotem hábitos saudáveis no uso da tecnologia para prevenir a síndrome do pescoço de texto. Investir em ergonomia, praticar atividades físicas regularmente e estar atento à postura são passos fundamentais para manter a saúde da coluna e evitar dores e desconfortos associados ao uso excessivo de dispositivos eletrônicos”.
Além disso, é sempre importante estar consciente em relação ao tempo de tela. De acordo com uma pesquisa do site Electronics Hub, os brasileiros passam em média 9 horas e 32 minutos por dia no celular. Esse número coloca o Brasil em segundo lugar no ranking de países que mais passam tempo na tela do celular.
Leia também: Dia do Médico Psiquiatra: a importância do profissional para a saúde