O Dia Mundial do Rock é comemorado em 13 de julho. Sobretudo, há muitas pessoas que celebram a data diariamente, seja ouvindo as lendas do gênero por aplicativos de música como o Spotify, ou mesmo assistindo aos icônicos videoclipes no Youtube.
Ademais, estes conteúdos atraem tantas visualizações que são tidos como conquistas invejáveis – incluindo, por exemplo, atingir a marca de 1 bilhão de plays.
Sobretudo, a American Songwriter fez um compilado dos videoclipes de rock mais marcantes de toda a história. A lista engloba tanto a composição sonora, quanto visuais, conceitos e edição.
Assim, confira:
Dia do Rock: os 5 clipes mais icônicos do gênero, segundo a American Songwriter
- #5 “Sledgehammer” (Peter Gabriel)
Antes dos hits de Fifth Harmony e Rihanna, Peter Gabriel já utilizava “Sledgehammer” como título de sua canção.
Sobre o significado da composição, o cantor revelou (via songfacts) que a letra contém referências sexuais, utilizando, assim, comparações com ferramentas manuais, como marretas.
- #4 “I Want to Break Free” (Queen)
Para muitos, não há como falar de rock sem mencionar a banda Queen. Ademais, eles elevaram o nível do gênero ao criarem videoclipes sátiros e irônicos, que casavam sobre o teor do que era cantado.
Assim sendo, as imagens de “I Want To Break Free” mostram todos os integrantes do grupo vestidos de mulheres que cuidam do lar.
- #3 “Another Brick in the Wall (Part II)” (Pink Floyd)
- #2 “November Rain” (Guns N’ Roses)
O mês de novembro nunca mais foi o mesmo depois de “November Rain” – especialmente quando há chuva neste período.
Em 2023, a canção se tornou a primeira entre os clássicos do rock a atingir a marca de 2 bilhões de visualizações no Youtube.
- #1 “Smells Like Teen Spirit” (Nirvana)
Amados por muitos, desgostados por alguns outros. Entretanto, fato é que Nirvana deixou seu legado no cenário rock, mesmo também sendo reconhecidos como uma banda de grounge.
Este feito, aliás, conta principalmente com a ajuda de “Smells Like Teen Spirit“, que levou o nome do grupo a um patamar mais sério entre o gênero.