Dia do Sertanejo: o estilo musical preferido dos brasileiros

O Dia do Sertanejo é comemorado neste sexta-feira, dia 3 de maio! A data, criada na década de 1960, marca um momento especial no calendário para celebrar os vários violeiros do sertão que, aliás, foram os pioneiros deste estilo musical.

De lá para cá, o sertanejo monopolizou o topo das paradas no Brasil, sendo um dos gêneros mais queridos pela população. Assim, deu espaço para cantores de todas as regiões do país, especialmente nas áreas do interior de estados fora da rota tradicional de São Paulo e Rio de Janeiro.

Para se ter uma ideia, a jovem cantora sul-mato-grossense Ana Castela dominou o Spotify em 2023. Assim, ela se tornou a artista mais ouvida em todo o Brasil no ano passado – isso tudo com apenas 20 anos de idade.

Ademais, entre as músicas mais ouvidas na plataforma em 2023, o top 5 se construiu todo em cima da ‘sofrência’:
  1. “Nosso Quadro”, por Ana Castela
  2. “Leão”, por Marília Mendonça
  3. “Erro Gostoso”, por Simone Mendes
  4. “Bombonzinho”, por Israel & Rodolffo e Ana Castela
  5. “Seu Brilho Sumiu”, por Israel & Rodolffo e Mari Fernandez

No entanto, o ‘velho’ sertanejo também continua em alta – e até tem reconhecimento internacional. Um exemplo recente aconteceu no festival The Town, realizado em 2023, em São Paulo. Uma das atrações mais aguardadas se deu com o cantor americano Bruno Mars, que misturou sua música pop com os acordes clássicos de “Evidências”, da dupla Chitãozinho & Xororó.

Dia do Sertanejo no Rock in Rio?

Surpreendendo a todos, o Rock in Rio contará com uma programação de música sertaneja. A novidade acontece no dia 21 de setembro com quatro atrações, incluindo Ana Castela. Confira:

  • Chitãozinho $ Xororó
  • Luan Santana
  • Simone Mendes
  • Ana Castela

Leia mais sobre: Rock in Rio anuncia “Dia Brasil”; entenda

Aliás, siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados