Dia Mundial do Teatro: filmes inspirados em peças de teatro

O Dia Mundial do Teatro é comemorado nesta quarta-feira, 27 de março. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas para homenagear uma das sete artes e os profissionais que atuam neste mercado. Além disso, as peças de teatro são fontes de inspiração para outros projetos. Aproveitando o momento, a Alpha te conta algumas produções cinematográficas que se inspiraram em dramaturgias.

Medida Provisória (2022)

Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória que obriga todos os cidadãos negros a retornarem à África. Em síntese, o filme acompanha a história de Antonio (Alfred Enoch) e Capitú (Taís Araújo), um casal negro que precisa lidar com essa nova realidade e lutar para permanecer no país. Aliás, a peça que inspirou foi Namíbia, Não! de Aldri Anunciação.

O Rei Leão (1994) 

O Rei Leão é um filme de animação americano de 1994, produzido pela Walt Disney Feature Animation e lançado pela Walt Disney Pictures. Inspirado em Hamlet, do William Shakespeare, a produção conta a história de Simba, um jovem leão que é herdeiro do trono do Rei Mufasa. Assim sendo, quando Scar, o irmão de Mufasa, mata o rei e toma o trono para si, Simba é forçado a fugir. Contudo, anos depois, Simba retorna para desafiar Scar e recuperar seu lugar de direito como rei.

10 Coisas que eu Odeio em Você (1999) 

Inspirada em “A Megera Domada” de William Shakespeare, o longa-metragem conta a história de Kate e Patrick. Por conta de uma aposta, o jovem precisa que ela se apaixone por ele. No entanto, com a ajuda da irmã mais nova de Kate, Bianca, Patrick pensa em diversas estratégias para conquistá-la.

Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016) 

Ainda aproveitando o Dia do Teatro, “Moonlight” baseou-se na obra “In Moonlight Black Boys Look Blue”, de Tarell Alvin McCraney. Aliás, a produção fala sobre racismo, homofobia e colorismo dentro do universo negro dos Estados Unidos.

Um Limite Entre Nós (2016) 

“Fences” é um filme de drama estadunidense de 2016 com direção de Denzel Washington e roteiro de August Wilson, baseado na peça de teatro homónima de 1983. Contudo, o longa conta no elenco com nomes como Denzel Washington, Viola Davis, Stephen Henderson, Jovan Adepo, Russell Hornsby, Mykelti Williamson e Saniyya Sidney.

Leia também: Dia do Teatro: dicas de espetáculos para levar a criançada

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados