Dia dos Pais: 4 dicas de livros para dar de presente

O Dia dos Pais será comemorado no próximo domingo (11). Na última segunda-feira, a Alpha FM, aproveitando o clima olímpico, deu dicas de presentes para pais esportistas. Hoje, as sugestões são aos leitores. Já que os gostos literários são diversos, as recomendações também serão. Mas o começo será pelo mais clichê, política e economia.

O país dos privilégios (Companhia das Letras)

Um dos lançamentos do ano é o livro “O país dos privilégios – os novos e velhos donos do poder”. A la Raymundo Faoro (1925-2003), notável sociológo e jurista, o economista Bruno Carazza destrincha as “castas” que continuam a se apoderar do Estado brasileiro.

O autor sustenta que os privilégios, sobretudo, às altas cúpulas dos Três Poderes e Ministério Público estão na raiz do problema da eficiência de políticas públicas, além da falta de crescimento econômico e competitividade do país.

Biografia do abismo (HarperCollins)

Outro livro nesta mesma seara, lançado no fim de 2023, é “Biografia do abismo – Como a polarização divide famílias, desafia empresas e compromete o futuro do Brasil”. O subtítulo autoexplica o conteúdo no país da rivalidades políticas, acentuadas desde 2018, no confronto entre os grupos políticos de Lula e Jair Bolsonaro.

Os autores são o cientista político Felipe Nunes e o jornalista Thomas Traumann. O primeiro é diretor do instituto Quaest, de pesquisa de opinião, enquanto o segundo foi ministro da Comunicação Social do governo Dilma Rousseff.

2666 (Companhia das Letras)

No campo dos romances, a indicação é de um livro da primeira década dos anos 2000: 2666. Trata-se de uma obra do chileno Roberto Bolaño (1953-2003), publicada em 2004, um ano após sua morte. São cinco histórias sobre crimes e mais de 800 páginas. O livro entrou para o top-10 do século do jornal The New York Times.

Os cem melhores poemas do século (Objetiva)

Na última dica para este Dia dos Pais, deixamos a prosa e rumamos para a poesia. Como é difícil escolher só um autor, a sugestão é uma coletânea com os 100 melhores poemas do século 20. Drummond, Leminski e outros tantos estão na lista, organizada pelo professor da UERJ e crítico literário Italo Moriconi.

Aliás! Siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.

spot_img

Novos conteúdos

spot_img

RELACIONADOS

Relacionados