Qual data seria melhor para relembrarmos os ballets clássicos icônicos do que o Dia Internacional da Dança, que acontece na próxima segunda-feira (29). Com origens no século XV, este estilo de dança é um dos mais conhecidos mundialmente e angaria um público expressivo. Seja para assistir aos clássicos, ou para conferir as novas produções, muita gente compra ingressos para ver as grandes companhias de ballet como o Bolshoi e o The Royal Ballet.
Aproveitando o momento, a Alpha te relembra alguns dos espetáculos mais marcantes da história. Assim sendo, confira a lista:
O Lago dos Cisnes
O Lago dos Cisnes, de Tchaikovski, conta a história de Odette, uma jovem, aprisionada no corpo de um cisne por um mago. Siegfried, o príncipe do reino, se apaixona pela jovem, no entanto, o casal enfrenta muitos obstáculos. Enquanto o membro da realeza tenta quebrar o feitiço de Odette, o bruxo Rothbart faz de tudo para separar os dois. Inclusive, ele enfeitiça sua filha para parecer com a protagonista. Aliás, este momento rendeu um dos solos mais icônicos do ballet, do Cisne Negro. Agora, quando falamos da apresentação em si, a bailarina que interpreta o Cisne Branco é a mesma do Cisne Negro.
Quebra-Nozes
Um clássico do Natal! Quebra-Nozes conta a história de Clara, uma adolescente que ganha um quebra-nozes de presente. Entretanto, ela é surpreendida quando o brinquedo ganha vida e os dois precisam passar por diversas aventuras, até encontrar uma fada açucarada e ratos dançarinos.
Don Quixote
A literatura também é uma grande fonte de inspiração para as produções de ballet! Don Quixote é inspirado no clássico de Miguel Cervantes. No entanto, os grandes protagonistas da história são Quitéria e Basilio. Em suma, os dois são profundamente apaixonados, mas não podem ficar juntos porque o rapaz é pobre. Ainda assim, eles decidem fugir para se casar. Um dos poucos clássicos do ballet que termina com um final feliz!
Giselle
Giselle é uma tragédia clássica do universo dos ballets. Conhecemos a camponesa Giselle se apaixonando por Albrecht, um nobre disfarçado de camponês. Quando a verdade é descoberta, Giselle enlouquece e se mata! Já no segundo ato, conhecemos todo um universo místico da floresta, onde vivem os fantasmas de jovens que morreram antes do casamento. Contudo, o protagonista tenta encontrar com sua amada e no final, ela chega a salvá-lo.
https://www.youtube.com/watch?v=r7LXF7q7yZg&pp=ygUYZ2lzZWxsZSBiYWxsZXQgemFraGFyb3Zh
La Bayadère
E para encerrar a nossa lista do Dia Internacional da Dança! La Bayadère conta a história de Nikya, dançarina de um templo, e Solor, jovem guerreiro que se apaixonam e planejam fugir juntos. No entanto, tudo muda quando Rajá oferece a mão de sua filha, Gamzatti, em casamento. Solor muda de ideia e aceita a proposta. Entretanto, durante a festa de noivado, a dançarina ganha uma cesta de flores com uma serpente e ela acaba sendo picada.
Leia também: Dia Internacional da Dança: os clipes com as coreografias mais icônicas