Dia Internacional da Síndrome de Down: celebre a diversidade!

O Dia Internacional da Síndrome de Down é comemorado nesta quinta-feira, 21 de março. O Brasil, em 2011, propôs o estabelecimento da data, que foi aprovado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Aliás, o momento é relevante para debater a importância da inclusão de pessoas neurodivergentes e celebrar a diversidade. A data, 21/3, não foi por acaso. Ela faz referência à triplicação (trissomia) do cromossomo 21, que caracteriza a Síndrome de Down.

O Senado Federal, por exemplo, realiza hoje uma reunião especial. Segundo a Agência Senado, o tema deste ano, ‘Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo’, reflete a urgência e a relevância de desafiar os preconceitos e estigmas que frequentemente cercam as pessoas com Síndrome de Down.

Ademais, pensando ainda neste tema do Dia Internacional da Síndrome de Down, a Alpha realizou uma entrevista com ONG Friendship Circle. Conforme o site, O Friendship Circle existe para transformar a sociedade, na criação de um mundo mais empático e inclusivo, por meio da promoção da convivência entre crianças e jovens com deficiência e jovens voluntários.

Conversamos com a Renata Chaves, colaborada e mãe integrante da ONG. Ela contou detalhes do surgimento da instituição e as motivações que a levaram a atuar em um tema tão sensível. Além disso, o Fernando Reiff, pai de uma integrante do grupo, deu sua perspectiva sobre o tema e compartilhou sua experiência familiar. Confira o bate-papo na íntegra:

Leia também: Lollapalooza: onde assistir, horários dos shows e tudo o que você precisa saber

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados