15 de fevereiro: Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil

Doença é a principal causa de morte entre população de 1 a 19 anos no Brasil

Em 15 de fevereiro, é lembrado anualmente o “Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil”. A data, criada em 2002 pela Childhood Cancer International, tem como objetivo conscientizar sobre a doença e expressar apoio às crianças e adolescentes diagnosticados.

Ademais, o câncer infantil é a principal causa de morte entre a população de 1 a 19 anos de idade no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Contudo, a nível mundial, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer estima que, em todos os anos, 215 mil casos são diagnosticados em crianças menores de 15 anos. Em relação aos jovens entre 15 e 19 anos, o número é de 85 mil diagnósticos.

Entre os tumores mais frequentes entre essa faixa-etária, estão as leucemias, que afetam os glóbulos brancos, além daqueles que atingem o sistema nervoso central e os linfomas.

Também acometem crianças e adolescentes o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal); tumor de Wilms (tipo de tumor renal); retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho); tumor germinativo (das células que originam os ovários e os testículos); osteossarcoma (tumor ósseo); e sarcomas (tumores de partes moles).

Quais são os sintomas do câncer infantil?

Os principais sintomas do câncer infantil se assemelham com os de doenças comuns entre as crianças e adolescentes. Entretanto, confira alguns sintomas para ficar em alerta:

  • Palidez
  • Hematomas ou sangramentos
  • Dor óssea
  • Caroços ou inchaços
  • Perda de peso inexplicada
  • Tosse persistente
  • Dores de cabeça persistentes ou graves

Aliás, a melhor maneira de prevenir a doença é realizar consultas regulares com um médico pediatra, que poderá identificar os primeiros sinais e encaminhar o paciente para tratamento especializado.

Saiba mais com a nossa entrevista

Quando o assunto é criança, todo cuidado é pouco. Para saber mais sobre o câncer infantil, dados da doença e os principais sintomas, a Alpha FM fez um bate-papo sobre o assunto com a oncologista Jéssica Benigno. Aliás, confira abaixo o link para o vídeo:

Leia também: Dia da Leguminosa: como comer mais legumes

Por: Giovana Marchesini

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados