Dia Mundial da Água: dicas de consumo consciente

O Dia Mundial da Água é comemorado nesta sexta-feira, 22 de março. Aliás, é um momento para reconhecermos a importância fundamental da água para toda a vida na Terra e para promover ações para garantir sua gestão sustentável.

Nos últimos anos, o desperdício de água potável aumentou no Brasil pelo sexto ano seguido. Assim sendo, segundo o instituto Trata Brasil, em 2021, 40% da água potável é perdida durante a distribuição. Na prática, a cada 100 litros de água na natureza, quase 40 litros se perdem por conta de vazamento nas redes e fraudes. Sobretudo, essa quantidade de água poderia abastecer 67 milhões de brasileiros em um ano.

Por conta disso, a Alpha te dá algumas dicas de consumo consciente nesta data tão importante como o Dia Mundial da Água:

  1. Banhos curtos: chuveiradas mais curtas podem reduzir o consumo excessivo de água.
  2. Desligue a torneira enquanto estiver escovando os dentes: uma boa dica é utilizar um copo de água para enxaguar a boca.
  3. Conserte vazamentos: muita gente acaba desperdiçando água com vazamentos. Faça os ajustes o mais rápido possível.
  4. Utilize baldes para lavar o carro: evite usar a mangueira, que desperdiça muita água.
  5. Cubra as piscinas: utilize lonas para cobrir piscinas quando não estiverem em uso. Sobretudo, esta ação evita a perda de água por evaporação.
  6. Lave as louças na máquina com carga completa: utilize a máquina apenas quando estiver com capacidade máxima para otimizar o uso da água.

Leia também: Dia Internacional da Síndrome de Down: celebre a diversidade!

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados