O Dia Mundial da Fotografia é lembrado nesta segunda-feira. Há 185 anos, em 19 de agosto de 1839, Academia Francesa de Ciências divulgou a invenção do daguerreótipo, uma câmera fotográfica primitiva. Por isso, a escolha da data comemorativa.
Em junho, o jornal americano “The New York Times” consultou especialistas para consolidar uma lista com 25 fotos marcantes desde 1955, ou seja, dos últimos 70 anos. The 25 Photos That Defined the Modern Age (As 25 fotos que definiram a Era Moderna) foi o título dado pela publicação. Aqui, separamos quatro delas.
Entre as escolhas, há um registro do americano Gordon Parks (1912-2016), feito em 1956, que sintetiza o período da segregação racial nos Estados Unidos. Mãe e filha, duas mulheres negras, aparecem sob um letreiro escrito colored entrance (entrada para negros) em uma loja de departamentos na cidade de Mobile, no Alabama.
Outra fotografia da lista é do astronauta americano William A. Anders (1933-2024). Apesar de não ser fotógrafo, ele fez uma imagem histórica da Terra direto do espaço sideral na nave Apollo 8. Nosso planeta aparecia luminoso no infinito espacial logo acima de um pedaço da superfície da Lua, onde estava a missão. O ano era 1968.
De volta à Terra, um clique do britânico Stuart Franklin foi capaz de captar, ao mesmo tempo, a guerra e a paz. Quem nunca viu a imagem do “rebelde desconhecido”, que se pôs à frente de tanques de guerra em Pequim, na China. Por semanas naquele ano de 1989, centenas de milhares de estudantes marcharam em protestos contra o Partido Comunista Chinês.
Por fim, o registro de um brasileiro, Sebastião Salgado, possivelmente o maior de nossos fotógrafos. Ele imortalizou, em 1986, o “formigueiro humano” no ouro de Serra Pelada, no Pará, um dos maiores garimpos a céu aberto do mundo na época.