O Dia Mundial da Saúde Mental é celebrado no dia 10 de outubro. Com o intuito de educar e conscientizar a população a respeito do assunto, a data faz parte do calendário de comemorações desde 1994.
Inclusive, é comum que, independentemente da época, pesquisas acerca do tema chamem atenção. Isso porque, segundo a Organização Mundial de Saúde, quase um bilhão de pessoas vivia com algum transtorno mental em 2019. Depois da pandemia, a situação parece ter ficado ainda mais grave.
Em 2011, o centro educacional britânico The British Academy of Sound Therapy idealizou um estudo para entender quais músicas poderiam ajudar a relaxar e a diminuir a ansiedade, assim como o estresse. O resultado foi o seguinte:
- Marconi Union e Lyz Cooper: “Weightless”
- Airstream: “Electra”
- DJ Shah: “Mellomaniac (Chill Out Mix)”
- Enya: “Watermark”
- Coldplay: “Strawberry Swing”
- Barcelona: “Please Don’t Go”
- All Saints: “Pure Shores”
- Adele: “Someone Like You”
- Mozart: “Canzonetta Sull’aria”
- Cafe Del Mar: “We Can Fly”
Dia Mundial da Saúde Mental: justificativa dos especialistas
Sobretudo, a pesquisa chegou à conclusão de que “Weightlesss” era mais relaxante do que uma massagem, uma caminhada ou uma xícara de chá. Para completar, o doutor David Lewis, um dos principais especialistas em estresse do Reino Unido, comentou:
“A música ‘Weightless’ proporcionou o maior relaxamento – maior que qualquer outra música testada. Estudos de imagens cerebrais mostraram que a música funciona em um nível muito profundo dentro do cérebro, estimulando não apenas as regiões responsáveis pelo processamento do som, mas também aquelas associadas às emoções.”