O Dia Mundial do Gótico é comemorado nesta quarta-feira (22). Decretada em 2009, a data celebra o movimento da subcultura, associado a vestimentas e costumes mais sombrios e obscuros, além de inúmeras expressões artísticas, incluindo a música.
Conforme o site oficial, a escolha da data teve um propósito. Tudo começou com uma comemoração em menor escala no Reino Unido. Sobretudo, na ocasião, a rádio BBC 6Music fez uma transmissão focada no punk, Brit -pop e música gótica, justamente no dia 22 de maio do ano mencionado.
“O Dia Gótico é exatamente o que diz o título: um dia em que a cena gótica celebra suas personalidades e a oportunidade de tornar sua presença conhecida pelo resto do mundo”, afirma a página.
Sendo assim, separamos as 15 melhores músicas góticas da história, de acordo com a Rolling Stone. Aliás, a lista, com 50 faixas, teve sua publicação em 2022.
As 15 melhores músicas da história, segundo a Rolling Stone
1 – Bauhaus – Bela Lugosi’s Dead
2 – Siouxsie and the Banshees – Spellbound
3 – The Cure – Disintegration
4 – David Bowie – Starman (Versão do Top of the Pops)
5 – Sisters of Mercy – Dominion
6 – Screamin’ Jay Hawkins – I Put a Spell on You
7 – Joy Division – Atmosphere
8 – Danse Society – Heaven Is Waiting
9 – Sex Beat – Sex Beat
10 – Virgin Prunes – Baby Turns Blue
11 – The Birthday Party – Release the Bats
12 – Iggy Pop – Funtime
13 – The Cult – She Sells Sanctuary
14 – Christian Death – Spiritual Cramp
15 – Sex Gang Children – Sebastiane
Sobre “Bela Lugosi’s Dead”
O Bauhaus é um dos nomes mais fortes do rock gótico – ao lado de outras bandas, como The Cure, The Cult, Siouxsie and the Banshees e Sisters of Mercy. Não é à toa que a Rolling Stone colocou “Bela Lugosi’s Dead”, lançada em 1979, no topo das músicas góticas.
Então, a revista explicou a escolha:
“‘Bela Lugosi’s Dead’, de 1979, foi a primeira música que a Bauhaus gravou: ‘Foi como se tocássemos essa música estranha há anos’, escreveu o baixista David J Haskins em sua autobiografia. ‘Todas as peças se encaixaram perfeitamente e, de repente, tínhamos um épico de nove minutos totalmente criado em nossas mãos. Magia do nada’. […]. Acima de tudo, a música também é a trilha sonora dos seis minutos mais importantes da história gótica: a sequência de abertura do filme ‘Fome de Viver’, em que David Bowie interpreta um vampiro faminto de desejo perseguindo sua presa enquanto ‘Bela Lugosi’s Dead’ ecoa por um clube subterrâneo.”