Comemorados nesta sexta-feira (25), o Dia Nacional da Saúde Bucal e o Dia do Dentista convidam a população a refletir sobre o papel fundamental da saúde oral para a qualidade de vida. Além de celebrar a importância da área odontológica, as datas buscam principalmente promover a conscientização a respeito de hábitos saudáveis e prevenção de doenças bucais.
Durante conversa com a Alpha FM, a doutora Sandra Kalil, especialista em Odontopediatria, explicou como é necessário cada vez mais abordar o assunto publicamente. Em suas próprias palavras, “a saúde bucal é parte da saúde geral do indivíduo”. Justamente por isso, é preciso levá-la a sério, como pontuou:
“A população brasileira tem que se conscientizar cada vez mais [da importância da saúde bucal]. Manter a saúde oral é muito necessário. A saúde bucal faz parte da saúde geral do indivíduo. Ter todos os dentes na cavidade oral é fundamental para a gente ter a saúde em longo prazo. É necessário escovar os dentes, passar o fio dental, ter uma rotina [bucal]. A saúde começa pela boca.”
Como relatado em seguida, ter uma boa saúde bucal influencia diretamente em inúmeros aspectos da vida de uma pessoa. Não só em seu bem-estar, mas em sua empregabilidade, confiança e relações sociais:
“A estética impacta demais na qualidade de vida das pessoas, de qualquer um, não só de adultos, mas de crianças também. Quando a criança fica com dente escurecido ou perde um dente, ela sofre bullying, fica retraída, ela não sorri, envelhece o sorriso. Então isso importa desde a criança até o idoso. O sorriso é para todos. Isso realmente interfere na empregabilidade, na auto-estima, na sociabilidade, para arrumar um namorado ou namorada. Faz diferença sim.”
Aliás, a doutora revelou para a gente alguns mitos e verdades a respeito do tema. Confira abaixo:
MITO: quanto mais forte você escova os dentes, é melhor
VERDADE: escovar os dentes após toda refeição é o correto
VERDADE: a escovação mais importante é a noturna
DEPENDE: clareamento sensibiliza os dentes
MITO: café escurece os dentes
MITO: enxaguante bucal substitui a escovação
Assista à conversa na íntegra abaixo ou clicando aqui: