“Upside Down” é tido como o maior sucesso da ilustre carreira da cantora estadunidense Diana Ross. Lançada em 1980, a dançante canção faz parte do décimo primeiro álbum de estúdio da artista, intitulado com seu primeiro nome.
Comercialmente, a faixa atingiu o top 5 em vários registros em todo o mundo, incluindo entradas em primeiro lugar na Austrália, Itália e Nova Zelândia, além de um segundo lugar no Reino Unido.
A composição da obra ficou com a genialidade de Bernard Edwards e Nile Rodgers, membros do grupo de disco Chic, que queriam um som animado que fizesse os ouvintes dançarem. No entanto, a versão original não agradou a cantora, que pediu à dupla que remixasse o som. Então, eles fizeram pequenas alterações, avisando que ela própria poderia fazer as mudanças, caso desejasse.
“O problema básico era que tínhamos dois conceitos diferentes sobre como a voz dela deveria soar. Ela ouve a voz dela de uma maneira e nós a ouvimos de outra. Não podíamos assumir a responsabilidade por isso porque não é assim que fazemos discos”, explicou Rodgers em entrevista à Billboard.
Surpreendentemente, ela aceitou a oferta de ajustar a faixa, pois queria que seus vocais não fossem engolidos pelos agitados instrumentais.
Ademais, a canção ficava ainda melhor quando Michael Jackson se juntava para dançar ao lado da cantora. A cena aconteceu algumas vezes, quando ela a cantava ao vivo nos anos 80.
Relembre uma das diversas apresentações dos dois juntos no player abaixo:
Igualmente, Diana Ross também performou o hit ao lado da famosa banda Jamiroquai na cerimônia do Brit Awards de 1997.
Mais de Diana Ross no Alpha Classic
Se Diana Ross compõe a playlist da sua vida, escute a Alpha Classic para relembrar de outros hits dela que marcaram os anos 80 aos 2000. Para acessar a programação, clique aqui.
Aliás, também siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.