Sem dúvida, “Sultans of Swing” é o maior clássico do Dire Straits. Presente no álbum homônimo de estreia lançado em 1978, a faixa acumula mais de 1 bilhão de reproduções somente no Spotify.
Mark Knopfler, líder do grupo, teve a ideia para a música um ano antes enquanto via a apresentação de certa banda de jazz em um clube. Conforme a lenda (via Songfacts), o cantor estava em Ipswich, cidade na Inglaterra, durante uma noite chuvosa.
Assim, entrou em um bar onde uma banda se despedida de um público de quatro ou cinco pessoas bêbadas. Ele relembrou: “No final do show, eles se despediram assim ‘Obrigado, pessoal, nós somos os Sultões do Suingue’, o que foi realmente engraçado, porque eles eram só uns caras meio cansados, vestidos em suéteres”, disse o guitarrista.
Logo que saiu do local, a inspiração começou a surgir em sua mente. Por isso, ao chegar no apartamento municipal de Deptford que dividia com seu irmão mais novo, Illsley, começou a escrever o hit. Quando comprou uma guitarra Fender Stratocaster, a composição ganhou ainda mais vida nas palavras do próprio:
“Assim que comprei minha primeira Strat em 1977, tudo mudou, embora a letra permanecesse a mesma. A música ganhou vida assim que toquei naquela Strat de 61, que permaneceu como minha guitarra principal por muitos anos e foi basicamente a única coisa que toquei no primeiro álbum e as novas mudanças de acordes simplesmente surgiram naturalmente e se encaixaram.”
Ouça a Alpha Classic!
Se “Sultans of Swing” compõe a playlist da sua vida, escute a programação da Alpha Classic (Web Rádio da Alpha) para relembrar outros hits que marcaram as décadas de 80, 90 e início dos anos 2000. Para ouvir, clique aqui.
Aliás, também siga a Alpha FM para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo da música, entretenimento e cultura.