Djavan e Stevie Wonder: a parceria que rendeu “Samurai”, clássico da MPB

Samurai, sem sombra de dúvidas, é uma das canções mais icônicas do cantor e compositor alagoano Djavan. Um dos grandes clássicos da música brasileira, a faixa integra o álbum “Luz” de 1982 e tem uma temática amorosa, muito comum às composições do artista. De uma forma poética e sensível, o eu lírico fala sobre o amor e compara a força desta paixão a de um samurai.

Além de uma letra marcante, a melodia da música conta com uma parceria inusitada e muito icônica: Stevie Wonder. Na década de 80, a Sony Music levou o cantor brasileiro para Los Angeles para a gravação do disco que hoje é conhecido por faixas como Sina, Pétala e Açaí. Foi naquele momento que o convite surgiu.

Djavan afirmou o seguinte: “Eu estava em Los Angeles gravando, o disco estava quase pronto. O Ronnie Foster, que era o produtor, me perguntou se eu gostaria que o Stevie participasse do projeto. Eu comecei a rir, né?!”. Contudo, como recusar um convite destes?

A composição de Samurai já foi pensada para fazer uma junção entre a voz do alagoano e a harmônica de Wonder.  Entretanto, naquela época, a recepção do álbum foi muito boa. O jornal Estado de São Paulo escreveu, inclusive, o seguinte: “traz o que seu título sugere: um brilho aos ouvidos e aos olhos. Traz o que há, na opinião dos críticos, de mais vanguardista na música brasileira.”

Djavan em São Paulo 

Para quem quer ouvir os grandes clássicos da carreira de Djavan, o artista realiza dois shows solo na capital paulista, nos dias 11 e 12 de maio. As apresentações fazem parte da turnê “D”, de divulgação do seu álbum mais recente com o mesmo nome. Os shows acontecem no Espaço Unimed, e os ingressos estão esgotados. Ademais, para mais detalhes, clique aqui.

Para quem não conseguiu ingressos no Espaço Unimed, o cantor volta no próximo mês, no dia 30 de junho, para integrar o line-up do festival TURÁ. Em suma, o evento acontece no Parque Ibirapuera e conta com artistas como Alcione, Fresno, Adriana Calcanhotto e Chitãozinho & Xororó.

Aliás, se você é do tipo que adora estes grandes clássicos da música brasileira, com certeza vai adorar a programação da Alpha MPB. Para conferir a programação completa, clique aqui.

Novos conteúdos

Relacionados

Relacionados