A história de Milton Nascimento será abordada em um novo documentário. Intitulado “Milton Bituca Nascimento”, o filme promete mostrar a “complexidade simples da obra e da alma brasileira” do músico por meio de sua turnê de despedida “A Última Sessão de Música” – realizada em 2022.
Marcado para estrear no dia 20 de março, o longa-metragem contará com cerca de 42 participações especiais. Nomes como Caetano Veloso, Chico Buarque, Criolo, Djonga, Esperanza Spalding, Quincy Jones e mais nomes atuaram como convidados.
Além disso, uma série de artistas participará de uma trilha sonora adicional, como um desdobramento de “Milton Bituca Nascimento”. Conforme publicado pelo g1, Sandy, Liniker, Tim Bernardes e mais regravaram grandes clássicos do cantor para o material.
O álbum com as releituras ganhou o nome de “ReNASCIMENTO”. Victor Pozas ficou responsável pela produção do projeto, composto por 12 faixas.
Confira o tracklist abaixo:
- Os Garotin – Bola de meia, bola de gude
- Liniker – Encontros e despedidas
- Tim Bernardes, Zé Ibarra e Dora Morelenbaum – Ânima
- Sandy e Mateus Asato – Travessia
- Johnny Hooker e Kell Smith – Paula e Bebeto
- Maro – Cais
- Outro Eu – Clube da esquina nº 2
- Agnes Nunes – A lua girou
- Analu Sampaio – Canção do sal
- Clarissa – A festa
- Lucas Mamede – Tudo que você podia ser
- Tuca Oliveira – Canção da América
Sobre “Milton Bituca Nascimento”
Flávia Moraes, que trabalhou no especial “Quatro Estações”, de Sandy e Júnior, ficou responsável pela direção de “Milton Bituca Nascimento”, enquanto a Nascimento Música, Gullane e Canal Azul cuidaram da produção.
As gravações do documentário começaram em 2022 e, por isso, incluíram a turnê de despedida do músico. Chamada “A Última Sessão de Música”, a série de shows passou por cidades do Brasil, Europa e Estados Unidos, entre junho e novembro daquele ano.
Segundo uma postagem de Flávia, foram filmadas 50 horas de material. Ao que parece, a edição final aconteceu em dezembro de 2024.