Na tarde desta quinta-feira (16), saiu a notícia de que o cineasta David Lynch faleceu aos 78 anos de idade. A notícia foi divulgada pela família do diretor por meio de uma publicação no Facebook, pouco menos de um ano após Lynch ser diagnosticado com enfisema.
O profissional marcou o cinema com o seriado “Twin Peaks” e com os filmes “Cidade dos Sonhos”, “Veludo Azul” e “Coração Selvagem”. Assim, virou um precursor na indústria cinematográfica e “fundiu elementos de horror, filme noir, policial e surrealismo europeu clássico”, segundo a revista Variety.
Por isso, inúmeros artistas publicaram homenagens ao saudoso diretor nas redes sociais. Confira algumas delas abaixo:
Duran Duran (Nick Rhodes)
“David Lynch foi um super-herói criativo para mim, desde o momento em que assisti ao seu filme ‘Eraserhead’ pela primeira vez, quando era adolescente. Sua imaginação, inovação, estilo e humor continuarão sendo uma enorme fonte de inspiração.
Curioso sobre o desconhecido e nunca tendo medo, ele foi um artista experimental e intransigente, com uma visão verdadeiramente única. Infelizmente, o clima hoje na Califórnia está tempestuoso. Obrigado, e boa noite, David. Que seus sonhos se tornem ainda mais surreais.”
Ver essa foto no Instagram
Ringo Starr
“Deus abençoe David Lynch, paz e amor para toda a sua família.”
Ver essa foto no Instagram
Questlove
“Lynch foi o primeiro a destacar a importância de não se sobrecarregar, de tirar um tempo para respirar e meditar, e de buscar caminhos criativos fora da minha zona de conforto (ele foi minha luz criativa guia para o livro ‘Somethingtofoodabout’, de 2016). Ele demonstrou uma simpatia especial por mim, sempre me convidando para seus eventos e festas, e enfatizando verdadeiramente a importância do autocuidado. Obrigado.”
Ver essa foto no Instagram
Billy Corgan
“Sinto-me verdadeiramente entristecido ao saber do falecimento de David Lynch. Trabalhar com ele era como estar em um sonho saído diretamente de um de seus filmes, e valorizo profundamente os momentos em que tive a oportunidade de conversar com ele e ouvir, em primeira mão, sua visão para um filme. Recomendo sinceramente a qualquer pessoa que ame cinema e televisão que assista a tudo o que David produziu. Ele foi um verdadeiro artista, em todos os sentidos.”
Ver essa foto no Instagram
Sting
“David foi um gigante moderno do vanguardismo. Tenho muito orgulho de ter trabalhado com ele no primeiro filme de Duna. Descanse em paz.”
Ver essa foto no Instagram
Patti Smith
“A despedida de um velho amigo.”
Ver essa foto no Instagram