Matt Cameron anunciou sua saída do Pearl Jam nesta segunda-feira (7). Após 27 anos na formação, o baterista confirmou nas redes sociais que não faz mais parte da banda, sem explicar os motivos.
No comunicado, o músico deu a entender que a decisão aconteceu de forma amigável com os demais membros. Ele escreveu:
“Após 27 anos fantásticos, dei meus últimos passos na bateria do poderoso Pearl Jam. Muito amor e respeito a Ed, Mike e Stone por me convidarem para a banda em 1998 e por me darem a oportunidade de uma vida, repleta de amizades, talento artístico, desafios e risadas.
Sou eternamente grato à equipe, à equipe técnica e aos fãs do mundo todo. Tem sido uma jornada incrível. Mais virão. Obrigado a todos do fundo do meu coração.”
A atitude reacendeu os rumores de que Cameron pode ir para o Foo Fighters. Ainda em março de 2023, após a morte do baterista Taylor Hawkins, o tabloide The Sun publicou que o então integrante do Pearl Jam estava sendo cotado para a vaga como um dos “favoritos”.
À época, ele negou – com Josh Freese entrando no lugar. Por meio das redes sociais, publicou a seguinte mensagem:
“Para sua informação, os rumores na internet são falsos. Eu não entrei para o Foos.”
Agora, porém, Dave Grohl e companhia demitiram Freese e não anunciaram nenhum substituto até o momento. No fim de maio, o artista revelou que acabou desligado do grupo sem explicações, afirmando:
“O Foo Fighters me ligou segunda à noite para me avisar que decidiram seguir em uma direção diferente com seu baterista. Nenhuma explicação foi dada. Apesar disso, curti os dois últimos anos com eles, tanto dentro quanto fora do palco, e os apoio no que quer que eles sintam que é melhor para a banda. Em meus 40 anos de baterista profissional, nunca me demitiram de uma banda, então não estou irritado, mas um pouco chocado e desapontado. Porém, como muitos de vocês sabem, sempre trabalhei como freelancer e transitei entre bandas, então, está tudo bem.”


