Lendas da soul music, o The Stylistics retornou às gravações em estúdio. Após 17 anos sem lançar qualquer disco inédito, o grupo disponibilizou no último dia 21 de fevereiro o seu mais novo álbum: “Falling In Love With My Girl”.
Com 21 canções, o material inclui participações especiais de Shania Twain, Gene Simmons (Kiss), Justin Hawkins (The Darkness), Ronnie Wood (Rolling Stones) e mais. Conversando com a Alpha FM por uma chamada no Zoom, Airrion Love deu detalhes a respeito da nova era dos artistas.
Como surgiu a ideia de criar o novo disco?
Segundo o cantor, a ideia de criar “Falling In Love With My Girl” partiu do produtor Tom Cridland, amigo próximo responsável por abrir os shows da banda com seu tributo ao Elton John. Ele explicou:
“O álbum foi produzido por Tom Cridland, com quem já trabalhamos algumas vezes no Reino Unido. Na verdade, ele tem aberto nossos shows, inclusive nesta última turnê. Durante essa viagem, Tom nos procurou e perguntou se teríamos interesse em gravar um álbum. Dissemos que sim, é claro, e então ele nos contou algumas das ideias que tinha e quais convidados especiais poderia trazer para participar do projeto. Topamos, e ele veio para Filadélfia com algumas músicas para nos mostrar. Escolhemos as que mais gostamos, pedimos mais algumas e, quando finalmente tínhamos material suficiente, ele gravou tudo na Inglaterra. Depois, trouxe as faixas para Filadélfia, onde gravamos os vocais.”
Até então, o disco mais recente havia sido “That Same Way”, lançado em 2008. Nas palavras do integrante, a banda simplesmente não pensava mais em criar outro projeto, tanto por falta de interesse, quanto pela agenda lotada de apresentações:
“Simplesmente não havia interesse em fazer outro disco. Se Tom não tivesse vindo nos perguntar se queríamos gravar, nem teríamos pensado nisso. Quer dizer, estamos sempre trabalhando. Fizemos uma turnê pelo Reino Unido que durou seis semanas, depois fomos para o Japão, para o Brasil… Ainda estamos viajando bastante.”
Tom não só ficou responsável pela produção, mas também por convocar um time de peso para colaborar no disco, segundo Love:
“Ele nos falou sobre essas pessoas com quem tinha contato e que queriam gravar conosco. Quando ele nos apresentou essa ideia, achamos que era uma ótima oportunidade. Então, ele voltou a falar com eles, e todos adoraram a ideia. Tivemos muita sorte, porque eles estavam prontos para fazer isso e dispostos a nos ajudar nesse projeto.”
Qual é a melhor música do álbum?
Dentre todas as canções de “Falling In Love With My Girl”, Airrion conseguiu rapidamente selecionar a sua favorita: “Yes, I Will”, parceria com Shania Twain escolhida como single. Isso porque, ao ouvir a composição pela primeira vez, o integrante automaticamente lembrou de grandes hits do Stylistics:
“Minha faixa favorita é a com Shania Twain. Me apaixonei por essa música assim que a ouvi. Na verdade, só tinha escutado metade da canção, e antes mesmo de terminar, já disse: ‘Temos que fazer essa. Precisamos gravar essa música’. Tive a mesma sensação com essa faixa que tive quando ouvi ‘You Make Me Feel Brand New’ pela primeira vez, ou ‘Still in Love with You’ e ‘Betcha by Golly, Wow’. Quando escutei essas músicas, soube imediatamente que seriam sucessos. E, se minhas intuições e sentimentos estiverem certos, o mesmo vai acontecer com essa canção de Shania Twain. Acho que podemos ter um grande hit nas mãos.”
Em contrapartida, o cantor não conseguiu pensar na música mais surpreendente do tracklist. Ao seu ver, o fato de liberarem um disco completo depois de tantos anos é surpreendente por si só:
“Uau, essa pergunta é difícil! Estou tentando lembrar de todo o nosso material, mas não consigo pensar em uma música específica que surpreenderia mais. O que eu sei é que nossos fãs vão ficar surpresos ao descobrir que temos um álbum novinho chegando. Isso, com certeza, vai pegar todo mundo de surpresa. Algumas pessoas talvez até tenham pensado que já estávamos mortos [risos].”
Relação com o Brasil
Não é segredo que o Stylistics ama o Brasil. Ao longo dos anos, o grupo já veio ao país por diversas vezes. A passagem mais recente aconteceu em setembro de 2024, justamente com a turnê “Falling In Love With My Girl” – que já divulgava o álbum.
Ao relembrar a experiência, Love fez questão não só de exaltar os fãs e a cultura locais, mas também de mencionar a vontade de voltar em breve:
“Já estivemos no Brasil várias vezes. E toda vez que vamos e depois volto para casa, sempre penso: ‘Nunca é tempo suficiente’. Então, com sorte, com o sucesso desse novo projeto, poderemos voltar. No ano passado, acho que ficamos no Brasil por apenas seis dias, e isso definitivamente não é o bastante. Quero agradecer aos fãs brasileiros por todos esses anos de apoio! Sempre que vamos aí, vocês nos fazem sentir em casa e demonstram todo o carinho pela nossa música. Espero que possamos continuar voltando e, da próxima vez, ficar um pouco mais.”
Inclusive, o cantor revelou que a música brasileira normalmente costuma o inspirar de maneira indireta:
“Bom, quando estive aí, conseguimos visitar alguns lugares—não lembro os nomes agora—mas adorei a música da cidade. Acho que o ritmo, o som dos tambores… Tem uma pegada que lembra a herança africana. E talvez seja isso que me faz sentir a música tão intensamente sempre que estou no Brasil. Ela simplesmente toca minha alma.”
Parceria dos sonhos com Bruno Mars e música atual
Um dos artistas atuais que parece buscar inspiração no Stylistics é Bruno Mars. No Silk Sonic, projeto do astro com Anderson Paak., elementos relacionados ao grupo podem ser percebidos.
Curiosamente, Love é um grande fã de Bruninho e compartilha uma coincidência especial com o cantor: ambos nasceram no mesmo dia.
“Adoraria fazer algo com ele. O aniversário dele e o meu são no mesmo dia [8 de outubro]. Será que são muitos anos de diferença? [risos]. Gostaria de conhecê-lo só para dizer como é engraçado o quanto os librianos estão envolvidos no mundo do entretenimento. Ele é um cara muito talentoso que eu realmente gostaria de colaborar.”
De maneira geral, Airrion é um grande apreciador da música atual. Mesmo não gostando de gêneros como o rap, o artista tenta ouvir de tudo um pouco:
“Ainda aprecio a música num geral—todo tipo de música. Mesmo que eu não seja fã de alguns estilos, tento ouvir de tudo. Rap, por exemplo… Não consigo me conectar com todo o rap, tem algumas músicas que simplesmente não me pegam. Mas, tirando isso, consigo ouvir e até dançar praticamente qualquer coisa.”
Inclusive, apesar das dancinhas de TikTok estarem na moda, Airrion desconsidera adotar a estratégia para o Stylistics – embora as coreografias sejam parte importante dos shows do grupo.
“Sou um homem mais velho. As pessoas comentam: ‘vocês já estão nessa há 57 anos’. E eu digo: ‘sim, ainda estamos mandando ver… só que não chutamos tão alto quanto antes’.”
Show mais marcante e legado
Sobretudo, o Stylistics está em atividade desde a década de 1960. Para Airrion, um dos momentos mais marcantes da trajetória dos artistas envolveu um show realizado no Johannesburg Stadium, na África do Sul, em 1996:
“Sempre nos convidavam para ir à África do Sul, mas, na época, o Apartheid ainda existia, e não queríamos que nossos shows fossem restritos a apenas algumas pessoas. Quando finalmente fomos para lá, o Apartheid já havia acabado, então tivemos a chance de nos apresentar. Outros artistas no evento eram Randy Crawford e mais algumas pessoas que, para ser honesto, não me lembro agora. Chegamos ao local, fizemos o ensaio e basicamente ficamos no camarim até a hora do show. Quando nos chamaram para subir ao palco, já estava escuro. Olhei para a plateia e vi que todos haviam acendido um isqueiro ou uma pequena luz – eram cerca de 35 mil pessoas. E quando cantamos ‘Betcha by Golly, Wow’, todo mundo tentou acompanhar. Foi simplesmente incrível.”
Com tanta história, o cantor acredita que a banda deixou um grande legado, principalmente em relação ao soul da Filadélfia:
“Acho que se você perguntasse a alguém ‘o que é o som da Filadélfia?’, eles certamente mencionariam os Stylistics. Não somos os únicos, claro—há outros grupos que ajudaram a definir o ‘Philadelphia Sound’. Mas acredito que somos muito reconhecidos por esse estilo. Aliás, temos até uma estrela na Broad Street!