Para comemorar os 50 anos de trajetória, o Iron Maiden deu início à turnê “Run for Your Lives” na última terça-feira (27). A banda despontou a agenda de shows em Budapeste, na Hungria, para cerca de 12 mil pessoas na arena Papp László Sportaréna.
Para estrear a excursão, o grupo preparou um repertório recheado de novidades para o público. No último mês de janeiro, o vocalista Bruce Dickinson, em uma mensagem para os fãs, antecipou que os concertos contariam com uma “setlist memorável“.
Já no anúncio do evento, o empresário Rod Smallwood havia confirmado que apareceriam “clássicos e favoritas dos fãs que não tocamos há anos e muitos que provavelmente nunca mais tocaremos no futuro”.
Assim, ao abrir o espetáculo, os astros apostaram em uma faixa que estava fora dos palcos há duas décadas, “Murders in the Rue Morgue”. Na sequência, eles embalaram outras gravações que há anos não viam o público, tocando “Wrathchild” pela primeira vez desde 2017, “Killers”, que não era performada desde 1999, e “Phantom of the Opera”, que viu os palcos pela última vez em 2014.
Mesclando grandes sucessos com resgates de canções não apresentadas há anos, o Iron Maiden ainda cantou “The Clairvoyant”, “Powerslave”, “2 Minutes to Midnight”, “Rime of the Ancient Mariner” e “Seventh Son of a Seventh Son”.
Abaixo, veja a setlist completa:
Setlist do 1º show da turnê “Run for Your Lives”
- Murders in the Rue Morgue (primeira vez desde 2005)
- Wrathchild (primeira vez desde 2017)
- Killers (primeira vez desde 1999)
- Phantom of the Opera (primeira vez desde 2014)
- The Number of the Beast
- The Clairvoyant (primeira vez desde 2013)
- Powerslave (primeira vez desde 2017)
- 2 Minutes to Midnight (primeira vez desde 2019)
- Rime of the Ancient Mariner (primeira vez desde 2009)
- Run to the Hills
- Seventh Son of a Seventh Son (primeira vez desde 2014)
- The Trooper
- Hallowed Be Thy Name
- Iron Maiden
- Aces High
- Fear of the Dark
- Wasted Years
Sobre a turnê comemorativa “Run for Your Lives”
Anunciada em setembro do último ano, a turnê “Run for Your Lives” marca os 50 anos de carreira do Iron Maiden, como mencionado acima. Conforme comunicado oficial do grupo, a ideia é apresentar faixas do primeiro ao nono álbum de estúdio, passando, então, do disco homônimo, de 1980, até “Fear of the Dark” (1992).
Assim, os astros anunciaram mais de 30 datas ao redor do mundo. Até o momento, o último show acontecerá em 02 de agosto, na Polônia. Embora o Brasil não esteja na rota inicial do grupo, Bruce Dickison afirmou que a expectativa é que a excursão seja estendida até 2026.
“Não vai parar em 2025”, disse o cantor. “Vai seguir em 2026 porque há partes do mundo que precisamos visitar e que não podemos visitar em 2025. Então aí está.”
Aliás, vale lembrar que, em 2024, a banda encerrou o giro “The Future Past” em solo brasileiro por meio de dois shows no Allianz Parque, em São Paulo. Aliás, os espetáculos em questão ainda ficaram responsáveis por marcar a aposentadoria do baterista Nicko McBrain. Assim, ele continuará trabalhando no estúdio, mas não subirá mais aos palcos ao lado do grupo.
Agora, o cargo do músico é ocupado por Simon Dawson.


